ALBA: Deputado Adolfo Menezes comemora liberação da Sputnik-V, mas crítica demora

“Temos que celebrar a liberação, nesta sexta-feira (04/06/2021), por parte da Anvisa, da vacina russa Sputnik-V, mas a pergunta que não quer calar é: por que isso não foi feito antes, evitando a morte de milhares de nordestinos e de baianos, principalmente? A fórmula do imunizante não mudou, então por que os terraplanistas mudaram de ideia?”, questiona o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes.

Menezes relembra que, em fevereiro, a ALBA cerrou fileiras com o Governo do Estado para garantir, com o Fundo Russo de Investimentos, a possibilidade de trazer a vacina Sputnik V para o Brasil. “A Bahia deveria ser o primeiro Estado brasileiro a aplicar o imunizante desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia da Rússia (Centro Gamaleya). Deveriam já ter chegado 400 mil doses iniciais para atender à população, mas a desídia da Anvisa causou a morte de milhares de pessoal”, disparou o chefe do Legislativo estadual.

Em fevereiro, a ALBA ingressou como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade, impetrada no STF, para importar e distribuir vacinas contra o novo coronavírus sem registro na Anvisa, desde que homologadas por uma agência reguladora internacional de referência, que era o caso da Sputnik.

90% de eficácia

A Sputnik V – que leva o nome do primeiro satélite espacial soviético – o Sputnik-1, em 1957 – é a primeira vacina registrada do mundo baseada em vetor adenoviral humano, já tendo sido registrada em 63 países. É, hoje, uma das três vacinas no mundo com mais de 90% de eficácia,

A vacina foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia da Rússia, fundado em 1891 e que, em 1949, recebeu o nome de Nikolai Gamaleya, pioneiro da pesquisa russa em microbiologia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading