Governo Rui Costa criou 90 mil empregos em seis anos de atuação; Programas Desenvolve, ProBahia, Crédito Presumido, Proalcool e Proid incentivaram investimento privado na Bahia

Mais de 90 mil empregos foram gerados pelo Governo da Bahia e 208 mil intermediados desde 2015. Os números são resultado de contratações diretas e indiretas, concursos, programas de estágio e de primeiro emprego, além de incentivos fiscais para implantação de novas empresas e indústrias.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos, Deraldo Alves, os incentivos fiscais do Estado são atrativos. Atualmente, os programas Desenvolve, ProBahia, Crédito Presumido, Proalcool e Proid estão disponíveis para quem tem interesse em investir na Bahia.

De acordo com Deraldo, há uma perspectiva de implantação de 11 usinas de cana-de-açúcar na região do Médio São Francisco, o que deve gerar 70 mil empregos. “No ano de 2020, nós assinamos 99 protocolos, geramos R$ 34 bilhões de investimento na Bahia e 7.748 empregos diretos. Este ano já estamos com 60 protocolos assinados, com investimento de R$ 6,4 bilhões e previsão de 4.043 empregos diretos e 12.291 indiretos”, explica.

Mesmo diante de um cenário de pandemia e problemas econômicos, o Governo do Estado tem reforçado as oportunidades de emprego e renda. O Programa Primeiro Emprego, voltado aos egressos e estudantes da Educação Profissional, já beneficiou 10.722 pessoas até o mês de abril deste ano, com estágio, aprendizagem e emprego formal. Uma das beneficiadas é a técnica em Nutrição Taciane Miranda, que trabalha na Maternidade Albert Sabin. Graças ao Primeiro Emprego, ela consegue pagar a faculdade de Tecnologia de Segurança Alimentar.

“O Programa Primeiro Emprego foi muito importante na minha vida, pois me ajudou a seguir os meus estudos. Com essa renda do Primeiro Emprego, eu vou pagando minha faculdade para dar seguimento à minha carreira profissional”, destaca Taciane.

Outro destaque é o Partiu Estágio. Em 2021, o programa já ofereceu 2.973 vagas. “Temos mais de 12 mil estagiários contratados e com impactos sociais expressivos, já que 67% são mulheres, 69% são de baixa renda, 84% são pretos e pardos e 88% oriundos de escola pública”, afirma o secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes Filho.

O SineBahia também tem gerado números positivos para os trabalhadores. Desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o governo federal, o objetivo do SineBahia é promover a inserção do maior número possível de trabalhadores no mercado de trabalho. De janeiro a abril de 2021, o serviço intermediou 5.785 pessoas. Desde 2015, são 207.752 contratações intermediadas pelo SineBahia.

“Nos últimos cinco anos foram mais de 200 mil vagas obtidas através da nossa intermediação. Além desse serviço, o Sine também proporciona um processo de qualificação para melhor adaptar os trabalhadores às ofertas de vagas”, garante o secretário da Setre, Davidson Magalhães.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading