Documento Curricular Referencial Bahia para o Ensino Médio é entregue pelo secretário estadual Jerônimo Rodrigues

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) entregou, nesta terça-feira (09/11/2021), o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) – etapa do Ensino Médio para apreciação e posterior emissão de parecer do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia (CEEBA). O DCRB é o normativo estadual que visa orientar os sistemas, as redes e as instituições de ensino da Educação Básica do Estado na elaboração dos seus referenciais curriculares e/ou organização curricular escolar, por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP).  A entrega do documento foi realizada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, durante sessão do CEEBA coordenada pelo presidente da entidade, Paulo Gabriel Nacif.

Este é o segundo volume do DCRB, que trata da organização curricular das ofertas do Ensino Médio Regular e da Educação Integral, além da modalidade de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O primeiro volume do DCRB da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já foi homologado pelo CEEBA, no final de 2019. Um dos pontos abordados no documento do Ensino Médio é a carga horária, que será de 1.800 horas dividas em 600 horas por ano, nos próximos três anos para a Formação Geral Básica (BNCC), e 1.200 horas, divididas em 400 horas por ano, nos próximos três anos, para a Flexibilização/Itinerários formativos.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou que o DCRB é um marco para a Educação no Estado. “O DCRB, mais que um documento, é um norteador da ação pedagógica, que traz uma visão de um projeto político educacional, que, neste caso, se integra a um movimento que o Brasil inteiro está passando, que é uma transição curricular. Então, a gente tem aí um novo Ensino Médio e os itinerários formativos. As mudanças nesta etapa têm o objetivo de ampliar a aprendizagem, reduzir a evasão e abrir horizontes para o mundo do trabalho entre os jovens do nosso Estado”, afirmou.

Antes de ser encaminhado ao CEEBA, o DCRB do Ensino Médio passou por consulta pública, promovida pela SEC, nos meses de julho e agosto deste ano. O objetivo com esta escuta foi aprimorar e qualificar ainda mais o documento, assegurar a transparência, a legitimidade, a participação dos interessados no processo e, principalmente, contemplar a diversidade e particularidade da Bahia, evidenciando a identidade do povo baiano.

O presidente do CEEBA, Paulo Gabriel, falou sobre os próximos passos, que são: análise do DCRB do Ensino Médio  por uma comissão formada por nove conselheiros; elaboração de um parecer técnico pelo Conselho; adequações do DCRB Ensino Médio pelos redatores, a partir do parecer do CEEBA; e homologação  do DCRB pelo secretário da Educação. “A expectativa do CEEBA é a de que este esforço para a aprovação do DCRB do Ensino Médio resulte em significativas mudanças na educação baiana e que estas tenham implicações positivas nas trajetórias dos estudantes em nosso Estado e que respeitem o sujeito em sua subjetividade e singularidade dada pela própria diversidade e complexidade da história e cultura regionais”.

Também participaram do evento o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza; a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; e a diretora de Currículo da SEC, Jurema Brito.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading