
A Assessoria Especial de Relações Institucionais – AERI realizará dia 18 de agosto de 2009, no Anfiteatro do Campus o Workshop Internacionalização Universitária que objetiva estimular a comunidade acadêmica a refletir ações voltadas à implantação de uma política de internacionalização na UEFS, possibilitando o intercâmbio de conhecimento e de experiências que fomentem a qualidade acadêmica e a relevância social do ensino superior.
A inserção em redes internacionais de ensino e pesquisa e a manutenção de um programa regular de mobilidade docente e discente são condições precípuas para que se possa alcançar um patamar de excelência, comum às Instituições com maior credibilidade.
Com a re-estruturação da Assessoria de Intercâmbio, que a partir de 2007 se transformou em Assessoria Especial de Relações Institucionais, a UEFS reconhece que em lugar de ações pontuais, há a necessidade de elaborar uma política de internacionalização consistente e integrada com seus objetivos institucionais. Entretanto, esta missão requer um investimento inicial e muita persistência, além de um planejamento muito elaborado, em razão do elevado custo que estas ações requerem. A implantação de um programa desta natureza passa por um debate interno, para definição de prioridades e de estratégias a serem executadas, de forma que seus resultados tenham maior repercussão e logrem mais êxito.
Para alcançar estes objetivos serão desenvolvidas algumas etapas: elaboração de material e de conteúdo multilíngüe para divulgação em meios impresso e digital; realização de seminários e oficinas para sensibilização interna e relato de experiências exitosas; realização de missões internacionais para fomentar ações dirigidas de cooperação internacional.
Espera-se como resultados prováveis das ações propostas: o desenvolvimento de redes acadêmicas internacionais de cooperação técnico-científica; a incorporação entre os nossos egressos de um novo perfil profissional necessário para atuar no mundo em rápida transformação, que exige postura crítica e desenvoltura internacional; a efetivação de ações de cooperação internacional que garantam o intercâmbio de conhecimento e experiência e a realização de um diálogo cultural e intelectual desenvolvidos de maneira planejada, de acordo uma política de internacionalização.
Ademais, como resultados práticos desta proposta, pretende-se aumentar o número de intercambistas, bilateralmente, além de estimular as missões de estudo e de trabalho e ampliar os laços de cooperação científica internacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




