Empresas estrangeiras estão encerrando as atividades ou suspendendo a venda de seus produtos na Rússia devido a sanções ocidentais impostas em conexão com a operação militar para proteger o Donbass na Ucrânia.
Empresas de diversos segmentos – aviação, jogos, industrial e outros – anunciaram a decisão de congelar as exportações.
A seguir, a lista das empresas estrangeiras que decidiram deixar o mercado russo ou interromper temporariamente suas atividades no país é apresentada pela Agência de Notícia TASS.
Indústrias aeronáuticas e automobilísticas
Boeing, Airbus e Embraer suspenderam o fornecimento de peças de reposição para suas aeronaves para as companhias aéreas russas, sua manutenção e suporte técnico. O centro de treinamento da Boeing em Skolkovo, em Moscou, também parou de funcionar temporariamente.
– As montadoras Mercedes-Benz, BMW, Volvo e MAN decidiram interromper temporariamente as exportações, bem como congelar a produção local na Rússia. A Ford Corporation também suspendeu suas atividades.
– Suzuki, Honda, Mazda não fornecerão carros e motos para o país. A General Motors e a Scania estão suspendendo as entregas de veículos, enquanto a Nissan está suspendendo o fornecimento do crossover Pathfinder.
– O Grupo Volkswagen Rus suspendeu temporariamente os envios de carros que já estão na Federação Russa para concessionárias russas. A produção de carros do Grupo Volkswagen no país foi interrompida até segunda ordem.
– A Toyota está suspendendo a produção em São Petersburgo a partir de 4 de março devido a interrupções no fornecimento de componentes. Hyundai e Renault estão suspendendo a montagem de carros em suas fábricas russas em São Petersburgo e Moscou, respectivamente, a partir de 5 de março. A Skoda está cortando a produção por falta de peças.
– A Daimler Truck congelou a cooperação com a russa KamAZ – a empresa não produzirá mais caminhões e fornecerá componentes como parte da joint venture DK RUS.
Eletrônica e indústria
– A Apple interrompeu as exportações e o comércio on-line, além de limitar a operação dos serviços. O re: Lojas que vendem equipamentos da empresa não funcionaram por um dia, mas no dia 3 de março reabriram.
– A fabricante de eletrônicos Dell parou temporariamente de vender produtos.
– A fabricante de software alemã SAP deixa de introduzir atividades na Rússia e também suspendeu a venda de todos os seus serviços e produtos.
– Um dos maiores desenvolvedores de software do mundo, a Oracle suspendeu todas as operações no país.
– A Ericsson, fabricante de equipamentos de telecomunicações, suspendeu a entrega de mercadorias a clientes na Rússia.
– A Rússia não poderá receber os produtos da maior fabricante de semicondutores do mundo TSMC, nem poderá produzir semicondutores sob a marca Elbrus, que foram desenvolvidos no país.
– Os compradores russos temporariamente não poderão receber produtos do maior fabricante de rolamentos SKF.
– O Grupo Siemens, com sede em Munique, que constrói trens, mantém fábricas e fornece software, até agora interrompeu as operações e entregas para a Rússia. A empresa continua cumprindo suas obrigações de manutenção e reparo no país.
Entretenimento, roupas e móveis
– The Walt Disney Company, Warner Bros. e Paramount Pictures suspenderam as exibições de seus filmes.
– A marca de roupas Karl Lagerfeld interrompeu as entregas para a Rússia e desativou a opção de comprar seus produtos online. As vendas foram suspensas pela H&M. A varejista de roupas e acessórios ASOS congelou o envio, impossibilitando fazer um pedido no site e a fabricante de artigos esportivos Nike fez o mesmo.
– A empresa iHerb, que vende suplementos alimentares, vitaminas e produtos alimentícios, só entregará pedidos já processados para a Rússia, atualmente não aceita novos pedidos.
– As entregas de produtos do fabricante de brinquedos Lego foram suspensas temporariamente.
– A Diageo, maior produtora de álcool do mundo, não fornecerá seus produtos por enquanto. A empresa produz bebidas sob marcas famosas, como Guinness, Baileys e outras.
– O serviço de mídia Megogo encerrou suas operações na Rússia.
– A empresa de móveis IKEA suspendeu suas vendas na Rússia, bem como todas as exportações e importações de e para o país e a produção local. A varejista de móveis dinamarquesa JYSK fechou temporariamente suas lojas.
Logística
– A empresa de transporte e logística Kuehne+Nage não entregará mais mercadorias para a Rússia, exceto produtos farmacêuticos e itens de ajuda humanitária. A Maersk fez o mesmo, mas temporariamente.
– DHL, CMA CGM, Fedex e UPS suspenderam a entrega de mercadorias e documentos para a Rússia.
– O fornecedor de soluções de embalagem e biomateriais Stora Enso interromperá toda a produção e vendas na Rússia.
*Com informações da Agência TASS.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




