Governo Rui Costa entrega Novo Mercado Municipal de Banzaê à população

A população de Banzaê, município localizado no território de identidade Semiárido Nordeste II, recebeu, nesta terça-feira (14/06/2022), o Centro de Abastecimento José Matos de Reis (Zé de Alta) requalificado. No espaço, acontecerá, todas as quartas-feiras, a partir das 16 horas, a Feira Agroecológica, Gastronômica e Cultural de Banzaê e nas quintas-feiras, ocorrerá a Feira livre do município.

Com uma diversidade de produtos oriundos da agricultura familiar e de povos indígenas, que recebem investimentos do Governo do Estado da Bahia, na base de produção, e comunidades quilombolas de Banzaê, a requalificação do mercado municipal beneficia não só os feirantes e a população em geral, mas também agricultores e agricultoras familiares, que terão um espaço confortável de comercialização, promovendo um espaço de troca entre a sociedade de Banzaê, que irá às compras e as famílias agricultoras que trarão os produtos de qualidade e saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos, direto da roça, das suas propriedades rurais.

“Sem dúvidas, esse equipamento vem completar o ciclo natural de produção da agricultura familiar dos povos e comunidades tradicionais que é o plantar, cuidar, colher e vender. Hoje, aqui em Banzaê a gente tem isso muito presente e faz parte de uma série de intervenções que o Governo do Estado da Bahia está fazendo na requalificação de mercados municipais. Estão sendo entregues diversos mercados municipais em toda a Bahia. Banzaê é um exemplo disso, com a entrega desse importante equipamento”, destacou o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro.

Para a prefeita de Banzaê, Jailma Dantas, essa é uma obra em que ganha muito a agricultura familiar do município. “Estaremos trabalhando primeiro voltados aos agricultores, de uma forma que eles possam vender seus produtos, como produzimos aqui, os orgânicos. Nós vamos ter também a nossa Feira Cultural e Gastronômica, funcionando aqui no nosso município, para que todos que vierem aqui em Banzaê, possam conhecer o que nós temos aqui, no artesanato, na gastronomia e a história de Banzaê. Traremos também as apresentações das escolas e o que tem de bom aqui. É um espaço de acolhida, em que poderemos trazer as famílias, pois não é apenas um local de comercialização, mas de interagir e de lazer também”.

A ação é do Governo do Estado, executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading