Os Presidentes dos Tribunais de Justiça do país estão reunidos em Aracaju para discutir os desafios enfrentados pelo Judiciário e como aumentar a eficiência nos serviços prestados à sociedade. O II Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre) teve início na noite de terça-feira (14/06/2022), no Palácio da Justiça, e prossegue até quinta-feira (16), quando os Presidentes redigirão a Carta de Aracaju, com as propostas discutidas.
O Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro representou o Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, no evento. Ele participou da abertura, de palestras com o tema: “os desafios e perspectivas dos Tribunais acerca da Inteligência Artificia”; painéis sobre soluções para gestão nos Tribunais de Justiça Estaduais; pautas importantes para o Consepre, para os Juízes Auxiliares e Secretários de Tecnologia da Informação e definiu os próximos três encontros, inclusive em Salvador, no mês de fevereiro de 2023. Acompanhe o balanço feito pelo Desembargador Cafezeiro.
“É uma honra muito grande recepcionar os Presidentes de Tribunais de Justiça de todo o Brasil. Trouxemos para Sergipe uma oportunidade de debater as inovações não só jurídicas, como também tecnológicas. Além de mostrarmos para os colegas as belezas de Sergipe, que é um Estado pequeno, mas tem uma grande veia cultural, como nosso Barco de Fogo de Estância, que será apresentado hoje aos visitantes, e também do ponto de vista religioso, com o acervo sacro da Praça São Francisco, patrimônio da humanidade, em São Cristóvão”, ressaltou o Desembargador Edson Ulisses de Melo, Presidente do Poder Judiciário de Sergipe e Secretário de Relações Institucionais do Consepre.
Conforme o Desembargador José Laurindo de Souza Netto, Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do Consepre, a Justiça Estadual atende a 80% da demanda processual do país. “É uma parcela significativa naquilo que diz respeito ao Poder Judiciário. Então, é importante que os Presidentes dos Tribunais se reúnam acerca de assuntos que dizem respeito à sua independência e autonomia, tanto administrativa como financeira. Nosso Conselho tem uma gestão colaborativa, com troca de ideias, e esse encontro aqui em Aracaju significa a união dos Presidentes em torno desses propósitos, com destaque para a tecnologia, segurança da informação e toda a gestão de pessoal”, enfatizou o Presidente do Consepre.
O Consepre foi criado em novembro de 2021, resultante da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. Entre os objetivos, estão a defesa das prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente no âmbito Estadual; intercâmbio de experiências administrativas e judiciais dos TJs; intermediação das relações entre os Tribunais e diferentes esferas de governo, poderes constituídos, organizações públicas e privadas para aperfeiçoamento da prestação da tutela jurisdicional.
Várias autoridades participaram da abertura do II Encontro Nacional do Consepre, entre elas o Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo; o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; e o Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Josenito Vitale. Na ocasião, os Presidentes de TJs ainda foram recepcionados pelo Juiz Roberto Alcântara, Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase).

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




