Hoje (17/05/2018), a Petrobras reajustou novamente o preço dos combustíveis. Já são 12 aumentos em menos de vinte dias. A gasolina subiu 12,9% e o diesel, 11,6%. Os dados podem ser conferidos no site da Petrobras.
“Essa política perversa tem agravado a crise econômica e prejudicado a população e os empresários. Muitos postos estão perdendo fôlego financeiro e com dificuldade de sobreviver. A população está sofrendo com a perda de empregos, renda, e ainda tem que pagar por todos esses reajustes de combustíveis que refletem também na indústria e nos preços de outros produtos, como alimentos. A economia está inviável”, declara o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas.
Além da nova política de preços da Petrobras, tem ainda a elevada carga tributária que corresponde a 50% dos custos dos combustíveis. E a partir de hoje, o óleo diesel tem novo aumento de ICMS. Por meio do Ato Cotepe/PMPF Nº 09/201 (08/05/2018), o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) determinou mais um aumento no preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) do produto. O óleo diesel passou de R$ 3,3500 para R$ 3,4500.
Para discutir sobre a situação do mercado de combustíveis na Bahia e no Brasil e explicar como funciona a estrutura da formação de preço, seus agentes e responsabilidades, o Sindicombustíveis Bahia prepara um painel, dia 24, às 14h, na Casa do Comércio. O evento vai reunir representantes da Sefaz/BA, da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural), do MP-BA, da ANP, do Ibametro, da OAB Bahia, do Procon, do Legislativo estadual e municipal, de entidades empresariais e imprensa.
Crime contra a economia popular
Infere-se que em decorrência da usurpação democrática do mandato popular da presidente Dilma Rousseff (PT/MG), com a assunção antidemocrática de Michel Temer (MDB/SP), uma perversa política de saque à nação foi implementada, que resultou em sucessivos aumentos de preços, dentre eles o do combustível, representando verdadeiro crime contra a economia popular.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




