Irregularidades são apontadas na CPI da EBAL

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para apurar as irregularidades envolvendo a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), ouviu na manhã de quarta-feira (06/06/2007), o depoimento de José Gomes, da Comasa Construções Ltda. e Sílvio Silveira, da Silveira Empreendimentos Ltda., empresas terceirizadas pela Organização Auxílio-fraterno (OAF) para prestação de serviços de manutenção predial e reparos gerais nas lojas, mercados, Ceasa e outras unidades da Ebal.

O último relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado (AGE), aponta que entre as empresas analisadas, a Comasa Construções Ltda. e a Silveira Empreendimentos Ltda. se destacaram como sendo as que mais se beneficiaram na relação Ebal/OAF. Nos dois depoimentos ocorridos na manhã, os empresários informaram que as empresas já haviam prestado serviços para o Liceo de Artes e Ofícios, Ong que a Ebal mantivera contrato antes da OAF.

Para a OAF, a Silveira Empreendimentos prestou serviço principalmente de manutenção da fábrica da Nossa Sopa. Segundo Silveira, o contrato que tinha validade de um mês para a realização de reparos na fábrica e cujo valor era de 100 mil durou cerca de um ano com a realização de obras que somaram mais de R$ 2 milhões. “Foram aparecendo serviços”, enfatizou o depoente. Ainda em seu depoimento, Silveira afirmou que além de obras, a empresa também realizou compras de equipamentos duráveis, como móveis, ar refrigerado e máquinas para serem utilizadas pela OAF no Programa Nossa Sopa. Sílvio Silveira mencionou que recebia solicitação de serviços a serem realizados tanto pela OAF quanto pela Ebal.

Já o segundo depoente, José Gomes, da Comasa Construções Ltda., informou que a OAF determinava quais seriam as obras a serem realizadas, bem como era responsável pelo pagamento à empresa. A Ebal fazia a fiscalização destas obras. José Gomes enfatizou que tinha relação apenas com a OAF, citando o ex-diretor executivo, Marcos Paiva, como seu principal interlocutor. Ainda informou não saber que a OAF não poderia terceirizar os serviços e assumiu também que nas obras que executou para OAF não havia procedimento de controle e apresentação de planilhas e relatórios sobre as mesmas.

Na próxima semana, estará depondo na CPI o atual diretor da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), Wellington Passos e a gerente da área de Engenharia do Programa Nossa Sopa da Ebal, Cristiane Esculteiro.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading