Mensalão: Em três dias, STF aceita denúncia contra 19 dos 40 acusados

Depois de três dias de julgamento do inquérito sobre o mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou denúncias contra quase metade dos acusados de participar do esquema de compra de votos. Das 40 pessoas denunciadas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, até agora 19 viraram réus e responderão por crimes que vão de corrupção a lavagem de dinheiro.Entre os que serão processados estão parlamentares, ex-ministros e dirigentes do Banco Rural , além do empresário Marcos Valério de Souza. Apontado como chefe do esquema, o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, escapou da primeira acusação.

O relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, disse que não viu justificativa para acusar Dirceu e a cúpula do PT, formada por José Genoino, Silvio Pereira e Delúbio Soares, por peculato – uso do cargo para desviar dinheiro público. Os quatro ainda podem ser processados por corrupção ativa e formação de quadrilha.Já o deputado petista e ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha, responderá pelos crimes de peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ele foi acusado de mandar a mulher sacar R$ 50 mil em dinheiro vivo numa agência do Banco Rural.Também entraram para a lista dos réus o ex-ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação Social, e o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, além da presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e mais três dirigentes da instituição, e de Marcos Valério e seus ex-sócios e funcionários nas agências de publicidade DNA e SMPB.No final da tarde, os ministros do STF decidiram ainda incluir na ação penal o ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, os ex-deputados Professor Luizinho (SP) e João Magno (MG), e o atual deputado Paulo Rocha (PA), todos do PT.

Os três também são acusados de ter recebido dinheiro de Marcos Valério.Confira abaixo a lista dos 19 réus, com as respectivas acusações até o terceiro dia de julgamento: Luiz Gushiken peculatoJoão Paulo Cunha peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiroHenrique Pizzolato peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiroNúcleo publicitário Marcos Valério de Souza corrupção ativa (2 vezes), peculato (3 vezes) e lavagem de dinheiro Cristiano Paz corrupção ativa (2 vezes), peculato (3 vezes) e lavagem de dinheiro Geiza Dias dos Santos lavagem de dinheiro Ramon Hollerbach corrupção ativa (três vezes), peculato e lavagem de dinheiro Simone Vasconcelos lavagem de dinheiro Rogério Tolentino lavagem de dinheiro Núcleo financeiro (Banco Rural) Kátia Rabello gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro Ayanna Tenório gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro José Roberto Salgado gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro Vinícius Samarane gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro Núcleo do PT Anderson Adauto (não é do partido, mas foi incluído no núcleo do PT) lavagem de dinheiro José Luiz Alves (ex-chefe de gabinete de Adauto) lavagem de dinheiro João Magno lavagem de dinheiro Paulo Rocha lavagem de dinheiro Anita Leocádia (ex-assessora de Paulo Rocha) lavagem de dinheiro Professor Luizinho lavagem de dinheiro


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading