O pesquisador Joselito da Silva Motta, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ministra, nesta quinta-feira, 23 de agosto de 2016, às 9h, uma palestra na Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe.
Realizado a convite do deputado Valmir Monteiro, o evento pretende estimular o desenvolvimento da cultura da mandioca em Sergipe. Com o tema “Mandioca, a raiz do Brasil: uma riqueza ainda muito pouco conhecida”, a palestra vai abordar a cadeia produtiva da mandioca e seus usos múltiplos para fins industriais e alimentícios. “Seus usos ainda passam a ser vistos com muita surpresa, passando por métodos rudimentares de aproveitamento a usos industriais sofisticados, ampliando a cada dia a complexidade de sua cadeia produtiva. A mandioca, por exemplo, pode servir de base para a produção de álcool”, explica Joselito.
Rede de pesquisa
Recentemente, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical e a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) lançaram as variedades de mandioca Jarina e Poti Branca. Indicados principalmente para cultivo nas condições do Centro-Sul do Estado de Sergipe, os híbridos visam ao processamento industrial das raízes para obtenção de farinha, fécula e seus derivados.
A Jarina e a Poti Branca são provenientes do Projeto de Melhoramento de Mandioca para Biofortificação e para a Indústria de Farinha e Fécula, liderado por Wania Wukuda, pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, e foram avalizadas pela Rede de Validação de Cultivares de Mandioca para o Nordeste, liderada pelo pesquisador Hélio Wilson de Carvalho, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Cultivada em todos os estados brasileiros, a mandioca (Manihot esculenta Crantz)
tem fácil adaptação, situando-se entre os nove primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.
A Unidade da Embrapa localizada em Cruz das Almas mantém a maior coleção de germoplasma de mandioca dos trópicos, com 2.012 variedades mantidas no campo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




