Delegada diz que crime contra jornalista pode ter sido tentativa de roubo

A Polícia Civil ainda não definiu a motivação do crime contra o jornalista Amaury Ribeiro Júnior. “Não é só tráfico de drogas, pode ter sido uma tentativa de roubo”, disse a delegada responsável pelas investigações, Adriana Fernandes de Carvalho, em entrevista à Agência Brasil.

O jornalista foi baleado na noite de quarta-feira (19/09/2007), no município goiano de Cidade Ocidental, a 48 quilômetros de Brasília, onde fazia uma série de reportagens sobre o tráfico de drogas e a violência local para o jornal Correio Braziliense.

Segundo a delegada, todas as hipóteses são possíveis. “Ainda é cedo, não posso descartar nada”. Testemunhas informaram que o criminoso teria gritado “Assalto!” ao chegar no local e, em seguida, atirou no jornalista. O ministro Tarso Genro ordenou que a Polícia Federal participe das investigações. Por lei, a PF pode entrar no caso pela hipótese de o crime ter sido um atentado.

Adriana de Carvalho informou que a Polícia Civil já tem novos suspeitos. No primeiro dia de investigações, uma pessoa foi detida, mas liberada em seguida. Uma testemunha convocada para reconhecer o suspeito deu nota sete, numa escala que vai de zero a dez. Adriana de Carvalho não soube dizer quando ficará pronto o exame nas mãos do suspeito para detectar vestígios de pólvora.

A polícia já concluiu o exame de balística e a perícia no local do crime. O buraco na parede feito por uma das três balas disparadas foi cimentado assim que a polícia terminou o trabalho. Apenas uma bala acertou o jornalista perto da barriga. Ele foi operado e passa bem.

Ontem (20) de manhã, a delegada se reuniu com cerca de 15 policiais de Inteligência da Cidade Ocidental e Luziânia (no entorno do DF), de Goiás e do Distrito Federal.

A cooperação entre as polícias está prevista na Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), criada pela Lei Complementar nº 94/1998. De acordo com essa legislação, 19 municípios de Goiás, de Minas Gerais, do Distrito Federal e a União promovem ações conjuntas em várias áreas, incluindo segurança pública.

Segundo a delegada, não é uma ação nova provocada pelo caso. “A cooperação pode ajudar a elucidar o caso mais rápido, mas já existia antes e vai continuar, independentemente desse caso”.

O município de Cidade Ocidental conta com 13 agentes da Polícia Civil, incluindo a delegada. O município dispõe de três viaturas, o que para Adriana de Carvalho “são suficientes” para o patrulhamento da região.

Nesta semana, o governo de Goiás anunciou a compra de 172 viaturas. De acordo com o prefeito da Cidade Ocidental, Plínio Araújo, que participou da cerimônia, cerca de dez veículos devem ir para o município, mas o número ainda não foi anunciado pelo governador.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading