Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil e o ecumenismo

Durante visita realizada, recentemente, ao WWW.jornalgrandebahia.com.br o Bispo Abade Raimundo Augusto de Oliveira, da Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil (ICAIB), aproveitou a oportunidade para falar e esclarecer o surgimento deste segmento religioso que conforme explica ele, foi resultado de um movimento ecumênico nascido em São Paulo em 1936, sob a inspiração do reverendo Salomão Ferraz, com o nome, na época, de Igreja Católica Livre. Período em que o reverendo é convidado pelo Papa João XXIII para participar do Concílio do Vaticano II, onde este teria a nobre função de difundir o ecumenismo a partir da Igreja Católica Apostólica Romana, na condição de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Mas as mudanças tão almejadas por todos, ao longo de sua trajetória, sofreram imprevistos e a Igreja Católica Apostólica Romana continuou não aceitando em suas hostes religiosas padres e bispos casados. Em 1966, sob a orientação de Dom Manuel Ceia Laranjeira, Membro Superior da Ordem Santo André, organizou-se no Rio de Janeiro a Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil, período em que ocorreu a cisão desta com o Vaticano.

Atualmente, a Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil está presente nas regiões sul, sudeste e parte do nordeste do Brasil e em países como Estados Unidos, Colômbia, Bolívia, Argentina, Portugal, Espanha e Egito. A presença deste segmento religioso em Feira já se estende por uma década, sendo que há oito anos foi criada a Abadia de Nossa Senhora Maria Mãe dos Excluídos com jurisdição eclesiástica sobre todo o município.

Conforme explica o Bispo as diferenças acidentais existentes entre As duas Igrejas Católicas são: na Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil (ICAIB), não existe a obrigatoriedade do celibato; a administração da igreja não reconhece o Papa como Chefe Supremo, embora se reconheça a ancestralidade do Bispo de Roma; acata e reconhece aceitação do divórcio civil. “A igreja compreende que a pessoa divorciada merece uma segunda oportunidade e que o amor é dom de Deus e só Deus concede este dom”, conclui o Bispo Oliveira.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading