A Universidade Estadual de Feira de Santana conseguiu a aprovação, pelo Ministério da Saúde, do Projeto Pró-Saúde Uefs: Enfermagem, Odontologia e Ciências Farmacêuticas, dentro do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Prosaúde). Orçado em R$ 2,1 milhões, o projeto pretende adequar, à realidade do SUS, a formação profissional dos alunos da graduação e da pós-graduação. Como conseqüência, espera-se melhorar o atendimento da saúde pública, conforme salienta a coordenadora de Graduação da Uefs, Iraildes Juliano.
O Pró-Saúde Uefs está voltado à reorientação da formação profissional, através da implementação de ações e estratégias de integração ensino-serviço, articuladas com a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Durante três anos, será dada ênfase à atenção básica, tendo por referência os três eixos estabelecidos pelo programa: orientação teórica, cenários de práticas e orientação pedagógica.
Nesta vertente, são considerados os determinantes saúde-doença, a produção de conhecimentos segundo as necessidades do SUS, a pós-graduação e a educação permanente, a interação ensino-serviço e a diversificação de cenários do processo de ensino. Os eixos teóricos também consideram a articulação dos serviços universitários com o SUS, a integração do ciclo básico-profissional e a mudança metodológica.
A coordenadora Iraildes Juliano destaca que o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) tem sido estratégico para as transformações desejadas no processo de reorientação da formação profissional e fortalecimento da atenção básica no sistema local de saúde. Isto é possibilitado, explica, pela Política de Educação Permanente em Saúde que vem sendo implementada no Estado (programa O SUS é uma Escola), e da conformação da Rede de Integração Ensino-Serviço.
Além da Uefs, outras Instituições de Ensino Superior da Bahia tiveram projetos aprovados: a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal da Bahia, de Salvador, e do campus Anísio Teixeira (Vitória da Conquista). A aprovação do Projeto Pró-Saúde Uefs no edital de convocação do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 28 de março de 2008 (seção 1, página 98).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




