Nem Freud explica…

Fico imaginando, ainda vivo fosse Sigmund Freud, médico neurologista, tido como “pai da psicanálise”, que ganhou a famosa afirmativa: “Freud explica”. Fruto do seu incansável trabalho e de suas teorias sobre a mente e a conduta humana, se teria ele realmente capacidade de explicar atualmente determinados comportamentos, às vezes de pessoas ilustres; outras, nem tanto, porém, seres humanos, semelhantes (quase iguais).

Dão-nos notícias, bem atuais, de que Ronaldo “fenômeno”, como é conhecido e divulgado pela mídia, respeitado por todos como grande revelação do futebol mundial e pelo seu comportamento exemplar até então, mostrou dramaticamente o seu outro lado espalhafatoso. Se fosse há dez anos atrás, diríamos que era a efervescência da juventude, a falta de juízo, e que a fama e o dinheiro tinham lhe subido à cabeça. Entretanto, essa fase já passou. Os grandes compromissos, a convivência em sociedade de alto nível, a fama, o respeito, a idade. Tudo isso, imaginava-se, seria freio para determinado tipo de comportamento. Ledo engano.

O “fenômeno” envolveu-se num estrondoso e dramático caso com travestis. Nada contra a opção das partes. Mas, três? Para quem está contundido…
Da mesma forma, o país inteiro foi tomado pela comoção com a morte brutal da menina Isabella, de apenas 5 anos, esganada e, logo após, arremessada do sexto andar do edifício onde morava seu pai e a sua madrasta, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Digo morava, por que ali certamente não mais habitarão, pois, indiciados pelo crime, estão presos por ordem judicial à espera de julgamento. Como todos os indícios são contra o casal, certamente serão condenados.

Não menos absurda e infeliz foi a declaração do professor Antônio Natalino, então coordenador do curso de medicina da Ufba, ante o mau desempenho dos seus alunos em exame do Ministério da Educação, quando taxou o Baiano de burro, ignorando, a também afirmativa popular: “Baiano burro, garanto que nasce morto”. Esta, retirada da letra de composição do ilustre Baiano Waldeck Artur de Azevedo, o Gordurinha, grande compositor, nascido em Salvador, em 10 de agosto de 1922, EX-ACADÊMICO DE MEDICINA, pois, cursou até o segundo ano, e daí para o meio artístico compôs: “Vendedor de caranguejo”; “Pedido a Padre Cícero”; “Súplica Cearense”; “Orora Analfabeta”; “Baianada”; “Baiano não é Palhaço”; “O Problema é Seu”; e “Baiano Burro Nasce Morto” (“O pau que nasce torto, não tem jeito morre torto/Baiano burro, garanto que nasce morto”). Este sim, fez a defesa do Baiano, elevando o nome da Bahia, enquanto o primeiro…

Por fim, mais intrigante de todos os comportamentos, deu-se com o conterrâneo do nosso querido Freud, o austríaco Josef Fritzl, que estuprou a filha Elizabeth Fritzl, ainda aos 11 anos, e aos 18 anos impôs-lhe uma clausura de 24 anos, no porão de sua própria casa, com quem gerou 7 filhos incestos, tornando-se pai-avô dos seus netos-filhos, dos quais, três dos filhos-netos, irmãos-tios-sobrinhos, tiveram mais sorte e foram resgatados para a parte de cima do casarão, onde eram criados pelo seu pai-avô e pela avó-madrasta. Menos sorte teve os outros filhos-netos, um dos quais morreu e foi incinerado pelo seu pai-avô, para o desespero da filha-mãe-irmã; enquanto os outros três filhos-irmãos-sobrinhos-tios-netos continuaram com a sua mãe-irmã. Ou seja, nem Freud explica.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading