Ministro do STF nega liminar para a prefeita cassada de Candeias Maria Célia de Jesus

O ministro Joaquim Barbosa, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou, hoje (11/06/2008) liminar para a prefeita cassada de Candeias, Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos (Tonha Magalhães) e para a vice-prefeita, Lindinalva Freitas Rebouças. Elas pediam para retornar à prefeitura até o julgamento final de recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral baiano (TRE-BA) que cassou o mandato das duas.

Maria Célia e Lindinalva perderam o mandato sob acusação de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2004. De acordo com a denúncia apresentada pelo Coligação Candeias Livre, as duas teriam utilizado um posto de saúde local como plataforma eleitoral. Além disso, elas foram denunciadas por terem ofertado trabalho a moto-taxistas, segundo a coligação, com pagamento de diária e promessa de doação de bens em troca de votos.

Na ação (AC 2513) ajuizada no TSE, a prefeita cassada pedia o retorno ao cargo sob alegação de que houve cerceamento de defesa no seu julgamento. Maria Célia também argumenta que foi equivocado o valor dado às provas que constam do processo contra ela.

Ao decidir o pedido de liminar, o ministro Joaquim Barbosa avaliou que nenhum direito de Maria corria o risco de violado, pois ela já havia deixado o cargo após a decisão do Tribunal Regional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading