Policial continuará decidindo se usa algema ou não, diz delegado federal

Brasília – Critérios subjetivos no ato da prisão vão determinar a aplicação da norma que inibe o uso de algemas e a decisão continuará a cargo do policial, segundo o presidente da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal, Sandro Torres Avelar. Decisão tomada hoje (07/08/2008) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) restringe a utilização de algemas em presos e réus somente em caso de risco de fuga ou ameaça de agressão a autoridades.

“O momento da prisão é um momento em que as pessoas reagem das formas mais imprevistas e é uma situação em que somente quem está realmente efetuando a prisão é que pode avaliar e saber se, naquele momento, convém ou não utilizar as algemas. É algo que vai continuar a critério de quem está fazendo a prisão”, disse.

De acordo com o delegado, a utilização de algemas é um procedimento padrão da PF em casos de cumprimento de mandados de prisão. “Quando há mandado de prisão expedido, ou seja, a pessoa está presa, você vai cumprir o mandado de prisão e utilizar as algemas. Não temos como saber com antecipação se aquela pessoa, no momento da prisão, apesar da aparente tranquilidade, vai permanecer tranquila ou oferecer algum risco à efetivação da prisão”.

Na avaliação de Avelar, “muito pior que o uso de algemas” é a necessidade de ter que usar a força para impedir fugas ou até mesmo tentativas de suicídio, segundo ele.

“A questão do uso das algemas no Brasil é uma questão ainda cultural”, acrescentou. Para o delegado federal, o ideal seria o estabelecimento de critérios objetivos para o uso de algemas, como a dispensa do instrumento para pessoas que se entregarem espontaneamente à polícia.

“A decisão do STF é válida, mostra que devemos agir com cautela, mas permanece a critério da autoridade policial, permanece o critério subjetivo, o conceito de que naquele momento se deve ou não usar as algemas”, pontuou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading