Comitê de Cooperação Técnica na área de tecnologia da informação e comunicação será formado na ALBA

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembléia Legislativa da Bahia (CECCTSP) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) realizam nesta terça-feira (23/09/2008), às 14h, na sala Eliel Martins, audiência pública para formação do Comitê de Cooperação Técnica na área de software livre. O evento envolverá o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as universidades públicas da Bahia (Ufba, Ufrb, Univasf, Uefs, Uneb, Uesc, Uesb) e as empresas públicas (Prodeb e Prodasa) de tecnologia da informação e comunicação.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação e comunicação do Brasil voltada à modernização dos setores estratégicos da administração pública. Graças ao seu parque tecnológico, presta serviços em rede que abrange todo território nacional, com um volume na ordem superior a um bilhão de transações on-line anuais, com sistemas popularizados por siglas ou expressões como: Siscomex, Rais, Renavam, Siafi, Siape, IRPF, Receitanet, Rede Governo, Siafem, Siapenet, Siorg, Promasp e outros já inseridos nas esferas econômicas e sociais da vida do Governo, das empresas e dos cidadãos brasileiros.

A atual gestão do SERPRO acredita na cooperação dos setores de informática pública para alcançar a excelência do serviço prestado à sociedade. Por ser a instituição pioneira e fomentadora do software livre junto às instituições públicas, houve, noutra oportunidade, a assinatura em maio (15), do termo de cooperação técnica (carta de compromisso), tendo à frente como coordenação institucional a SECTI.

Depois de quatro meses de intensos diálogos acerca da proposta de trabalho a ser desenvolvida em conjunto, será formado, amanhã, o Comitê de Cooperação Técnica da Bahia (CCTB) responsável pela implantação da política pública de software livre nas instituições de ensino público superior e órgãos públicos estaduais e municipais.

Foram convidados, além do diretor-presidente Marcos Mazonni (Serpro), do diretor-regional Dilson José dos Santos (Serpro-Ba) do secretário estadual Ildes Ferreira (Secti), o presidente Maurício Silva Simões Ramos (Prodasal), o diretor-presidente Elias de Oliveira Sampaio (Prodeb), da diretora-geral Aurina Oliveira Santana (Cefet-Ba), os representantes da Ucsal, Unifacs, Bahia Pesca, Senai/Cetind, Senai/Cimatec, CBPM, Ibametro, Ceped, Cepedi, Fiocruz, Ebda, Ceplac e Embrapa.

Para o presidente da Comissão de Educação, deputado Bira Corôa (PT), a atividade será “o coroamento e a concretização, na prática, de mais um dos vários encaminhamentos políticos nascidos no âmbito da Comissão”.

Fontes:

Clodoaldo Almeida da Paixão e Ana Luiza Prange – Assessoria da Comissão e Ana Cláudia Mercês – Secretária da Comissão – (71) 3115-71507

Carlos Stucki – Coordenador Técnico da SECTI. 71- 3116-5868

Carlos Marcos Torres – Assessoria de Comunicação Social do SERPRO – Regional Salvador

carlos-marcos.torres@serpro.gov.br

Tel.: (71) 2102-7854

Fax.: (71) 2102-7855

Cel.: (71) 9981-4254

Assessoria de Comunicação da Comissão de Educação da ALBA


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading