Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana intensifica combate ao mosquito da dengue

Com a chegada do verão o mosquito transmissor do vírus da dengue se torna mais ativo. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice Soares de Brito Estrela, já se mobiliza para realizar a distribuição de capas de reservatórios de água em domicílios com a finalidade de reforçar o trabalho de intensificação no combate a doença no município.

A coordenadora garante que a situação está totalmente sob controle em Feira de Santana, onde, apresenta, hoje, um índice geral de infestação predial, no seu terceiro ciclo, de 0,57%, praticamente a metade – de 1% – do que preconiza o Ministério da Saúde.

Ela ressalta também que o projeto de distribuição de capas de reservatórios de água visa, unicamente, a eliminação de criadouros, onde justamente os mosquitos transmissores do vírus da doença colocam os “ovinhos” e, com a chegada da alta estação, a situação poderia ter um desfecho nada agradável. “A comunidade tem que continuar contribuindo decisivamente para reduzir ainda mais o índice de infestação predial”, clama Janice.

Tampas plásticas para reservatórios de 500 e 1.000 litros redondos e quadrados. Moradores de casas onde não dispunham de capas podem solicitá-las à Vigilância Epidemiológica do município. “É muito importante que as pessoas mantenham os reservatórios tampados porque evitará que os mosquitos utilizem-nos como criadouros”, observa a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Saúde não medido esforços no sentido de reduzir ainda mais o índice geral de infestação predial. Na zona urbana, o percentual é de 0,54, enquanto que, na área rural, o índice sobe para 0,82, perfazendo uma média de 0,57 no município. “Ajude Feira a ficar longe da dengue”, pede, mais uma vez, a coordenadora.

O percentual de pessoas que foram contaminadas pelo vírus da dengue este ano em Feira de Santana foi três vezes menor do que o registrado em 2007, respectivamente, 176 e 516 casos. A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, destacou o esforço conjunto, entre os órgãos de saúde e a sociedade organizada, para reduzir o índice de infestação predial. “Todos os segmentos se envolveram e a comunidade entendeu o momento. Entretanto, reafirmo que esta é uma batalha de vigilância contínua”.

Este ano já foram realizadas 383 palestras, além de já terem desenvolvidas inúmeras outras atividades educativas, como a realização de 63 reuniões nas comunidades, a distribuição de 99.675 folderes, 14.765 cartazes, 62 stands, 19 dramatizações, além de o envolvimento de quase 81 mil pessoas e instituições do município.

Projetos, denominados “Meu bairro sem dengue”, “Sem dengue nas escolas” e “Blitz da saúde”, complementam as ações voltadas para manter o município sobre controle total em torno do caso. “Ações reduziram sensivelmente o índice geral de infestação predial, no seu terceiro ciclo, caindo à média para 0,57%, percentual bem abaixo do que preconiza o Ministério da Saúde”, disse.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading