A marca do desprezo na cultura iraquiana ficou demonstrada na atitude de muitas pessoas que batiam com seus sapatos no rosto da estátua tombada de Saddam Russein, após a invasão ao Iraque pelas tropas norte-americanas.
Nessa geopolítica americana, tudo pode acontecer, até mesmo um repórter iraquiano arremessar sapatos em direção a George W. Bush. Para grande parte do povo no Iraque, esse repórter será reconhecido como herói, pois desprezou nesse dia o homem mais ¨poderoso¨ do mundo e responsável pelas centenas de mortes naquele país.
Os sapatos existem há muito tempo, os de bico-de-pato, sapatos com recortes, pantufas e até sapatos com saltos, mas o sapatão turco de número 44 é hoje o mais cobiçado. A empresa turca fabricante desse utensílio agradece pelo episódio, pois enfrenta uma explosão de vendas com a exportação do produto, e nessa hora não se pode misturar política com negócios.
Existem histórias sobre sapatos, essa aconteceu no início do século XIX, quando o General Junot da tropa napoleônica mandou confeccionar 12 mil pares de sapatos e aprovisionar seu exército. O conflito entre França e Portugal ficou conhecido como a Guerra dos Sapatos.
No recente caso, o tradicional sapato-bomba se usado faria um tremendo estrago. Mas, no lugar do repórter poderia estar um terrorista do Al-Qaeda arremessando um sapatão turco e de dentro sair uma black mamba. Será que George teria a impressionante agilidade já demonstrada e conseguiria desviar-se do bote do animalzinho?
Talvez, esse dia possa ficar registrado na história mundial como o Dia Internacional do Sapato.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




