Crise ameça Metas do Milênio e economias inteiras, diz Ban

Mensagem marca a Conferência da União Interparlamentar sobre Crise Econômica Global, em Genebra, até esta quinta-feira.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a crise econômica atual está ameçando não só mercados de todo o mundo, mas também as Metas do Milênio das Nações Unidas.

Ban fez a afirmação numa mensagem enviada à Conferência da União Interparlamentar sobre a Crise Econômica Global, em Genebra.

Conferência

O encontro, nesta quinta e sexta-feiras, procura respostas da comunidade internacional para combater a crise.

O Secretário-Geral disse que os parlamentares têm autoridade para tomar decisões que terão repercussões a longo prazo. Segundo Ban, o mundo precisa de uma reconstrução financeira.

Em junho, Ban Ki-moon deverá abrir o Encontro de Alto Nível sobre a Crise Econômica, organizado pela ONU em Nova York.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, contou à Rádio ONU, de Brasília, o que o país deve trazer para a cimeira.

Banco Mundial

“O país vai trazer, sobretudo, o fato de ter participado, com o presidente Lula, muito ativamente, e depois os nossos ministros da Fazenda também, das reuniões do G-20. E o Brasil vai levar um pouco as ideias que tem já expressado nesses outros foros e poder talvez comunicar um pouco aos outros membros o que tem ouvido como reação, em termos com reforma do FMI, reforma do Banco Mundial, maior apoio ao crédito ao comércio e o comércio sobretudo de países em desenvolvimento”, afirmou.

A Cimeira Financeira ocorre de 1º a 3 de junho, na sede da ONU em Nova York.

*Com informação da Rádio ONU.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading