Os 115 participantes da conferência que discutiu no mês passado em Lima, Peru o direito de acesso à informação nas Américas acabam de divulgar o “Plano de Ação Regional para o Avanço do Direito de Acesso à Informação”, elaborado durante o encontro. A conferência foi organizada peloCentro Carter, em colaboração com o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, a Organização dos Estados Americanos e a Comissão Andina de Juristas.
No documento, que será anexado à Declaração de Atlanta, os participantes concluem que entre os maiores desafios para o acesso à informação estão a falta de aplicação e cumprimento deste direito e a ausência generalizada do uso das leis e mecanismos vigentes nos países.
O documento pede que organizações e instituições regionais e internacionais assumam o papel de educar a população acerca do direito de acesso à informação e de exigir e estabelecer normas para que governos e órgãos públicos funcionem em conformidade com os princípios de máxima divulgação e transparência.
O plano propõe ainda, entre outras ações, que proprietários de meios de comunicação, editores, jornalistas e as suas associações profissionais utilizem e promovam a utilização dos mecanismos de transparência quando realizarem trabalhos investigativos, e criem consciência deste direito nas pessoas.
Baixe o arquivo PDF do plano de ação em inglês aqui e em espanhol aqui.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




