O New York Times Co. disse que entrará com o pedido de aviso prévio de 60 dias, levantando a hipótese de que o maior jornal da região da New England, no estado americano de Massachusetts, o Boston Globe, poderá deixar de existir dentro de semanas, informa Howard Kurtz para o Washington Post. O anúncio poderá ser revogado, mas as leis trabalhistas exigem os dois meses de notificação. (Leia notícias relacionadas em português aqui.)
A empresa e o seu maior sindicato, o Boston Newspaper Guild, negociaram até a manhã de segunda-feira (4 de maio), sem chegar a nenhum acordo. Os dois lados concordaram, entretanto, em retormar as negociações em um ou dois dias, diz Kurtz. O grupo Times Co. negocia um corte de 10 milhões de dólares com o Boston Newspaper Guild, que representa mais de 600 funcionários, e um valor adicional de 10 milhões de dólares com vários outros pequenos sindicatos, informa o Wall Street Journal.
O Times Co. está sob forte pressão financeira. Recentemente, o grupohipotecou a sua sede em Manhattan, demitiu 100 funcionários, cortou salários em 5 por cento, e pegou um empréstimo de 250 milhões de dólares com o bilionário mexicano Carlos Slim, acrescenta Kurtz. A circulação do Globe, por sua vez, caiu 14 por cento nos últimos seis meses. É esperado que as perdas do maior jornal de New England chegue a 85 milhões de dólares este ano, ele explica.
Atualização
A ameaça de fechamento do Globe perdeu fôlego nesta terça-feira (5 de maio), depois de as negociações, que se estenderam por toda a noite, terem resultado em acordos importantes com os três maiores sindicatos que representam os trabalhadores do Globe. Ficou também estabelecido que as conversas entre a empresa e o maior dos sindicatos, o Boston Newspaper Guild, serão retomadas em breve, informa o próprio Globe.
“A décima primeira hora de acordos levou o Globe a retirar a ameaça que fez no domingo à noite de preencher uma notificação oficial para declarar a sua intenção de fechar as portas”, acrescenta o jornal.
A empresa chegou a um acordo com seis dos sete sindicatos do Globe sobre o pedido que fizeram de 20 milhões de dólares. A exceção ficou por conta do Boston Newspaper Guild que acusa os executivos do grupo Times Co. de intimidação, escreve Howard Kurtz para o Washington Post nesta terça-feira.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




