O Marketing e o Fluminense de Feira

O que aparece na mídia esportiva é que o Fluminense não é viável economicamente devido ás dívidas acumuladas e por não ter uma fonte de receita permanente que possibilite honrar os compromissos com os atletas, pagar despesas administrativas e operacionais e fazer investimentos de curto, médio e longo prazo.A princípio, esta é uma verdade, mas por traz disso tem outro cenário que a opinião publica os torcedores, empresários e dirigentes não percebem.

O Fluminense é um produto difícil se vender (patrocínio, camisas etc.) por ter gerado ao longo de sua trajetória mais pontos negativos que positivos, além disso, lhe falta um planejamento de marketing que oriente os melhores caminhos a seguir e identifique as potencialidades mercadológicas a serem exploradas.

Acabou essa história de salvador da pátria porque ninguém vai investir se não houver expectativas de resultados, qualquer administrador sabe disso.

Aliado a tudo isso, o Fluminense vive uma crise de confiança. A torcida não “confia” nos seus dirigentes, os empresários não investem porque não há clima de “confiança” em face da ausência de um projeto transparente, a mídia especializada fica em cima do muro “confia e não confia” porque a cada campeonato surge um novo “velho” Fluminense.

A solução está na superação da crise de confiança instalada ao longo dos anos. A saída da EJE da administração do clube e ainda continuar investindo no futebol demonstra para todos nós que não foi motivada apenas pelo resultado financeiro negativo, mas sim pelas expectativas futuras.

O Futebol visto como um produto é um bom investimento e dá resultados, a exemplo do Corinthians, São Paulo, Internacional e outros Clubes bem administrados.

O fato recente a ser registrado foi o desempenho do Clube no Campeonato Baiano/2009, com poucos recursos e o apoio do “Sócio Torcedor” conquistou o terceiro lugar e ganhou assim o direito de disputar a série “D”do Campeonato Brasileiro.

A marca do FLUMINENSE DE FEIRA é forte, tem história, tem alma, tem títulos conquistados e precisa ser respeitada, valorizada.

“Quem ama Feira Torce pelo Flu”

Marcus Oliveira é Diretor da Meio Comunicação e Marketing.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário