
Declaração foi dada pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante discurso aos participantes do G-8 na Itália.
O presidente Lula afirmou que a reforma das Nações Unidas deveria abrir o processo em mudanças de organismos internacionais. Ele fez a declaração durante o encontro do G-8, em Áquila, na Itália.
“A reforma dos órgãos multilaterais a começar pelas Nações Unidas precisa acontecer porque nós estamos sem guardiã da paz no mundo inteiro. Ou seja, se tivéssemos uma instuição mais representativa mais legitimada pela mudança da geografia política do planeta, certamente, nós poderíamos agir com muito mais rapidez”, disse.
Problema
Para Lula, os líderes do G-8 precisam agir de forma decisiva para resolver a crise financeira sem esperar que o problema seja solucionado automaticamente.
“O que eu não quero é aceitar a ideia de que alguns países ricos estão esperando ver que a natureza por si só tome conta da crise econômica e fique tudo como está e não se mude absolutamente nada”, afirmou.
Bush
O presidente brasileiro lembrou ainda que já faz quase um ano que o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, organizou um encontro internacional para tratar da crise financeira.
Ainda na agenda do G-8 estão o combate ao aquecimento global e mais ajuda aos países africanos.
O encontro termina neste domingo.
*Com informação da Rádio ONU.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




