Salve a desorganização no 7 de setembro

Desorganização. Esta é a palavra que define muito bem o desfile cívico do 7 de setembro de 2009 realizado hoje pela manhã na Av. Presidente Dutra, em Feira.

Nos anos das grandes fanfarras e acrobacias ensaiadas há meses pelas “balizas”, ainda na Av.Getúlio Vargas, os desfiles encantavam aqueles que saiam cedo das suas casas para celebrar o grande dia da Independência do Brasil.

Hoje com cordas de isolamento ao chão, esquecidas e pisoteadas, sem o auxílio da polícia militar para conter a população que avançava desordenadamente ao espaço que sobrou para os poucos pelotões, o espetáculo antes fascinante agora é feio, vergonhoso.

Famílias com crianças ao colo driblam bêbados, marginais, pontos de brigas. Celulares são roubados num calor abafado e no vacilo do empurra-empurra. No serviço de som instalado no palanque oficial do circuito, o locutor anunciava desde crianças desaparecidas até um noivo que perdera a noiva na multidão.

O folclórico Zico Senna saudava o povo de longe e o chefe do Legislativo de perto. No palanque oficial pré-candidatos a deputados. Siri dos Canecos desfilava pelo meio dos pelotões num vai e vem desordenado. O suor já derretia a maquiagem de Isaías Malhado da TV Subaé. E no pensamento daquele povo uma interrogação: “Cadê as tradicionais fanfarras das grandes escolas estaduais de Feira de Santana”?

O grito dos excluídos que nos anos de eleição esteve repleto de políticos, hoje poucos participaram. Excluíram-se. Poucos também os representantes de sindicatos e movimentos. Os colegas jornalistas anunciaram seu protesto pela regulamentação do diploma e lá não apareceram.

O povo volta para casa frustrado pelo espetáculo que ele mesmo contribuira para enfeiar. A polícia volta com a sensação que poderia ter feito algo mais. E uma mãe encontra sua filha que havia perdido na multidão graças ao serviço de som. Este sim, funcionou!

*Com informação de Maria José Esteves.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading