Brasília – O Banco Central divulgou comunicado hoje (29/10/2009) ao mercado com alteração do cronograma de procedimentos para a implantação da nova estrutura de capital, nos termos recomendados pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, revelou o chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro, Sérgio Odilon.
Ele disse que “o objetivo é estabelecer critérios mais adequados” ao nível de riscos associados às operações conduzidas pelos bancos quanto ao requerimento de capital regulamentar e melhor adequação às peculiaridades do mercado brasileiro.
Cuidados que o BC deve preservar, segundo Odilon, uma vez que a autoridade monetária brasileira está engajada na adoção das melhores práticas bancárias internacionais, como integrante efetivo do Comitê de Basileia.
A implementação dos novos critérios estava prevista inicialmente para começar no final do ano passado, mas em virtude da crise financeira internacional, iniciada em setembro do ano passado, a implantação do cronograma foi adiada para este ano.
O BC definiu que até o final de dezembro próximo serão estabelecidos os critérios de elegibilidade para a adoção de modelos internos destinados à apuração dos requerimentos de capital para risco de mercado. Depois disso, os bancos que desejarem terão prazo até o final de junho de 2010 para se habilitarem ao processo.
Novos prazos serão abertos também para o estabelecimento de critérios destinados ao requerimento de risco de crédito e de risco operacional, num cronograma de implantação e autorizações que prossegue ate o final do primeiro semestre de 2013.
*Com informações da Agência Brasil
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




