Encontro discute o aperfeiçoamento do censo escolar no Nordeste

Os gestores responsáveis pela execução do censo escolar nos estados do Nordeste se reuniram durante três dias, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Salvador (NTE 01), para discutir ferramentas de aperfeiçoamento dos relatórios do censo. A formação técnica é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC), em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

De acordo com a coordenadora de Informações Educacionais da SEC, Ilza Patrícia, a proposta é uma qualificação técnica para se trabalhar com uma ferramenta que torne as informações do censo escolar mais acessíveis, em virtude da complexidade de se gerar os dados estatísticos educacionais.

Desde 2007, o censo escolar deixou de captar informação apenas da escola, passando a coletar dados dos alunos, das turmas e dos docentes. “A acessibilidade e clareza desses dados é de fundamental importância, uma vez que eles vão direcionar o repasse de recursos do Governo Federal para a educação básica, como o investimento em transporte, na merenda escolar e nos livros didáticos”, explica o analista técnico da Coordenação de Avaliação e Informação Educacional da SEC, Romário Lima.

Segundo o subgerente de estatística da Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, Antônio de Caldas, os relatórios trazem todos os indicadores educacionais, a exemplo do rendimento escolar – taxa de aprovação, reprovação e abandono. “Ou seja, toda a realidade da Educação do Estado e de seus municípios”, conclui Caldas.

O encontro contou com a presença de dois técnicos do Inep, oito técnicos da SEC e 16 gestores dos demais estados do Nordeste convidados.

*Com informações da AGECOM/BAHIA


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.