Pra não dizer que não falei de flores… e pássaros

Cantos se espalham pelas pitangueiras, mangueiras, aroeiras e flamboyants, ou entre as bromélias, orquídeas, pingo de ouro e bananeiras de jardim. Sons de cardeais, canários, sofrês, rolinhas, garrinchas, caga-sebo, jandaias, beija-flores e joões-de-barro.

Na minha caminhada diária pela Orla de Salvador, com pit stop obrigatório na Barraca de Luciano, em Pituaçu, na manhã de sábado, 10/10, fui gentilmente presenteado com o CD-ROM “Flores e Pássaros”, organizado pelo dublê de artista virtual e barraqueiro de praia, o amigo Luciano Serva Ferreira, almirante das areias da praia de Pituaçu, na Cidade da Bahia.

Ao chegar em casa, qual não foi minha grata surpresa ao navegar por tão sensível arte, feita de imagem & som, tendo como cenário a aprazível Villa em Itapuã onde Luciano vive cercado por pássaros e muito verde.

Na belíssima apresentação dos slides, feita pelo best seller mineiro-baiano Nivaldo Dicionário de Baianês Lariú, o escrivinhador disserta que no paraíso lucianístico “cantos se espalham pelas pitangueiras, mangueiras, aroeiras e flamboyants, ou entre as bromélias, orquídeas, pingo de ouro e bananeiras de jardim”.

E enquanto sucessivos slides de árvores, flores, frutos e pássaros vão preenchendo de beleza a tela LCD 19 polegadas do meu desktop, mavioso canto de pássaros e trilha sonora mozartiana e chicobuarqueana enche o meu humilde escritório, recheado de livros e debruçado sobre o mar da Bahia, no alto do Morro da Cocada, Boca do Rio.

Os diversos cantos dos pássaros foram registrados pelo próprio Luciano, agora assumido dublê de fotógrafo e ornitólogo, num precioso trabalho de registro artístico-científico, digno de doutos pesquisadores.

Desfilam pela tela do computador cardeais, canários, sofrês, rolinhas, garrinchas, caga-sebo, jandaias, beija-flores e joões-de-barro. Tudo isso com caprichada trilha sonora original.

Belo poema haicai do mago das palavras, o poeta cachoeirano Damário da Cruz, abrilhanta o ensaio fotográfico.

Luciano Ferreira, viúvo recente, faz uma tocante homenagem a sua pranteada cônjuge, Marlene Ferreira, a saudosa dona Marlene, ao creditar a sua musa inspiradora o “cuidado e carinho com as orquídeas e bromélias” do jardim da casa onde foram felizes por muitíssimos anos e lá criaram os seus queridos filhos.

Recordo então do poetinha camarada e penso que Luciano poderia dizer, conjugando a ausente: “fora, o jardim modesto como tu, murcha em antúrios a tua ausência…”

Assim, dedico este poema e clip de Vinicius de Moraes ao amigo Luciano em memória da sua querida Marlene.

Conjugação da Ausente

http://www.hipermusicas.com/vinicius_de_moraes/conjugacao_da_ausente/

Tua graça caminha pela casa
Moves-te blindada em abstrações, como um T. Trazes
A cabeça enterrada nos ombros qual escura
Rosa sem haste. És tão profundamente
Que irrelevas as coisas, mesmo do pensamento.
A cadeira é cadeira e o quadro é quadro
Porque te participam. Fora, o jardim
Modesto como tu, murcha em antúrios
A tua ausência. As folhas te outonam, a grama te
Quer. És vegetal, amiga…
Amiga! direi baixo o teu nome
Não ao rádio ou ao espelho, mas à porta
Que te emoldura, fatigada, e ao
Corredor que pára
Para te andar, adunca, inutilmente
Rápida. Vazia a casa
Raios, no entanto, desse olhar sobejo
Oblíquos cristalizam tua ausência.
Vejo-te em cada prisma, refletindo
Diagonalmente a múltipla esperança
E te amo, te venero, te idolatro
Numa perplexidade de criança.

(Vinicius de Moraes)

Não deixem de adquirir o CD-ROM Flores e Pássaros, edição ilimitada como é o coração do autor, Luciano Ferreira.

Local de distribuição: Barraca do Luciano, Praia de Pituaçu, em frente ao Circo Picolino. Salvador-Bahia.

E-mail: barracadoluciano@terra.com.br


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Juarez Duarte Bomfim

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.