Vereadores criticam criação de cargos pelo prefeito Tarcízio Pimenta e continuidade de ronaldistas na Prefeitura de Feira de Santana

Foi aprovado em segunda e última discussão na sessão de hoje (20/10/2009) da Câmara, projeto de lei de autoria do Poder Executivo dispondo sobre diretrizes para realização de despesas com comunicação social. Os vereadores Roberto Tourinho, Ângelo Almeida, Marialvo Barreto e Carlos Alberto Rocha, da oposição ao Governo Municipal, votaram contra a proposta e travaram um longo debate com a bancada governista.

O projeto mantém em 1% do valor total do Orçamento Anual do Município o limite das despesas com publicidade oficial. Esse limite, porém, não se aplica às despesas decorrentes de publicações oficiais, nem de publicações decorrentes de transferências intergovernamentais ou repasses a entidades civis, bem como às despesas relativas à publicidade que tenham fonte de custeio diversa do Orçamento Municipal.

Dois cargos são extintos com o projeto. Um deles é de DA-1, de assessor do prefeito. O outro é de DA-2, de chefe da Divisão de Licitações, Contratos e Compras, da Secretaria de Administração.

Enquanto isso, outros cinco cargos são propostos no projeto, sendo esse um dos motivos do protesto da bancada. Os novos cargos são os seguintes: Diretor do Departamento de Publicações, com símbolo DAE; chefe da Divisão de Arquivo Expediente, no referido departamento, com DA-2; diretor do Departamento de  Licitações e Contratos, símbolo DAE; neste departamento, ficam criadas as  chefias da Divisão de Licitações e da Divisão de Administração de Contratos, ambos de nível DA-2.

O vereador Roberto Tourinho disse que, ao criar cinco novos cargos na estrutura municipal, o prefeito Tarcízio Pimenta estaria encontrando uma alternativa de inserir seus correligionários no governo sem a necessidade de exonerar pessoas ligadas ao ex-prefeito José Ronaldo. “Ele não tem coragem de afastar os ‘ronaldistas’, então usa deste artifício para contemplar seus aliados”.

Os edis Marialvo Barreto, Ângelo Almeida e Carlos Alberto Rocha também discordam da criação dos cinco cargos prevista no projeto e protestam contra a estratégia governista de tramitar o projeto em regime de urgência. “Com este recurso, o prefeito impede o amplo debate de uma matéria importante e evita que se possa apresentar emendas”, reagiu Marialvo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading