Pelo relatório Global Office Rents, da empresa do mercado imobiliário CB Richard Ellis, nos últimos 12 meses, o preço dos aluguéis de escritórios subiu 12,1%, percentual que só foi inferior ao da cidade escocesa de Aberdeen.
O Rio de Janeiro é a 12ª região do mundo com maiores preços de aluguéis de escritório – com preço médio de US$ 942 por metro quadrado por ano – e a mais cara da América Latina.
São Paulo é a segunda cidade latino americana a aparecer no ranking mundial, na 16ª posição. O preço médio do aluguel de escritório na capital paulista é de US$ 881 por metro quadrado por ano.
Olimpíadas
As regiões mais caras do mundo, segundo o relatório, são o West End, em Londres, e duas regiões centrais de Tóquio. Hong Kong, Moscou, Paris, Mumbai, Dubai, a City (região que abriga o centro financeiro) londrina e Nova Déli fecham, na ordem, a lista das dez regiões com aluguéis de escritórios mais caros do mundo.
Sobre o Brasil, segundo o relatório, “havia uma demanda reprimida por espaços luxuosos no Rio de Janeiro que agora está sendo preenchida com preços 30% acima dos melhores produtos existentes no mercado anteriormente”.
“Escritórios no Rio só ficarão mais caros no longo prazo, quando os investimentos relacionados à sede dos Jogos Olímpicos [de 2016] começarem”, diz texto.
Sobre São Paulo, o relatório diz que o mercado de escritórios “passou pelo pior da crise econômica e mostrou progressos significativos no terceiro trimestre 2009”.
“A absorção de produtos [escritórios] aumentou dramaticamente, os índices de desocupação caíram e os preços de aluguel se mantiveram firmes ao longo do trimestre”, diz o relatório.
“O crescimento moderado, ainda que lento, deve continuar ao longo de 2009, apesar de os indicadores políticos e econômicos preverem que 2010 será um ano forte para o Brasil e para os seus mercados.”
*Com informação do BBCBRASIL.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




