Escritórios do Rio tiveram 2º maior aumento de aluguel no mundo

Pelo relatório Global Office Rents, da empresa do mercado imobiliário CB Richard Ellis, nos últimos 12 meses, o preço dos aluguéis de escritórios subiu 12,1%, percentual que só foi inferior ao da cidade escocesa de Aberdeen.

O Rio de Janeiro é a 12ª região do mundo com maiores preços de aluguéis de escritório – com preço médio de US$ 942 por metro quadrado por ano – e a mais cara da América Latina.

São Paulo é a segunda cidade latino americana a aparecer no ranking mundial, na 16ª posição. O preço médio do aluguel de escritório na capital paulista é de US$ 881 por metro quadrado por ano.

Olimpíadas

As regiões mais caras do mundo, segundo o relatório, são o West End, em Londres, e duas regiões centrais de Tóquio. Hong Kong, Moscou, Paris, Mumbai, Dubai, a City (região que abriga o centro financeiro) londrina e Nova Déli fecham, na ordem, a lista das dez regiões com aluguéis de escritórios mais caros do mundo.

Sobre o Brasil, segundo o relatório, “havia uma demanda reprimida por espaços luxuosos no Rio de Janeiro que agora está sendo preenchida com preços 30% acima dos melhores produtos existentes no mercado anteriormente”.

“Escritórios no Rio só ficarão mais caros no longo prazo, quando os investimentos relacionados à sede dos Jogos Olímpicos [de 2016] começarem”, diz texto.

Sobre São Paulo, o relatório diz que o mercado de escritórios “passou pelo pior da crise econômica e mostrou progressos significativos no terceiro trimestre 2009”.

“A absorção de produtos [escritórios] aumentou dramaticamente, os índices de desocupação caíram e os preços de aluguel se mantiveram firmes ao longo do trimestre”, diz o relatório.

“O crescimento moderado, ainda que lento, deve continuar ao longo de 2009, apesar de os indicadores políticos e econômicos preverem que 2010 será um ano forte para o Brasil e para os seus mercados.”

*Com informação do BBCBRASIL.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.