
O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro completou 69 anos no último dia 23 de janeiro de 2009. O seu aniversário foi comemorado na ilha de Itaparica, na Biblioteca Pública Juracy Magalhães Júnior. Local onde redigiu o seu primeiro romance, considerado pela crítica como obra-prima: Viva o Povo Brasileiro.
João Ubaldo concedeu uma rápida entrevista ao JGB, onde falou sobre a construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica: “não existe nas grandes cidades brasileiras e Salvador que é a terceira maior cidade do país, não possuí espaço urbano vago que não seja ocupado por pessoas sem teto, sem moradia. Isto acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e em toda a parte”. O escritor explica que: “com a construção da ponte, Itaparica estará incorporada à área urbana da capital. Para as pessoas que trabalham no centro comercial, a ilha estará a uma distância menor do que alguns bairros soteropolitanos.”
Na opinião de João Ubaldo, o processo de favelização ocorrerá de forma rápida, “no dia seguinte à construção da ponte, vão construir dois barracos na porta da minha casa. A ilha ficará ocupada por invasões e para remover estas invasões será outro problema”. Ele destaca que em Mar Grande existe um grau de desordem urbana, favelização, e declara: “sem a ponte isto já está ocorrendo, imagine com a ponte”.
Questionado quanto ao vinculo cultural das apresentações que ocorreram durante as comemorações do aniversário, ele explica que: “são pessoas locais, ou quase locais que tem uma aptidão, um talento a mostrar e aproveitam a chance. Isto é muito válido, seja com a dança do ventre, samba de roda ou canto lírico”.
Quando questionado sobre o convívio na Academia Brasileira de Letras com o imortal e presidente do senado José Sarney, respondeu de forma enfática: “não convivo com Zé Sarney, nunca o vi pessoalmente. Quer que eu diga de novo: Nunca vi Sarnei pessoalmente”.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




