Docentes da UEFS, UNEB, UESC e UESB participarão, nesta quinta-feira (14/01/2010), da Lavagem do Bonfim, e protestarão contra o descaso do governo Wagner para com as instituições. Os educadores denunciarão, ao longo do cortejo, a condição de um dos piores salários das universidades estaduais nordestinas. Veja quadro comparativo aqui.
A categoria iniciou a campanha salarial no último dia 25 de novembro, com o protocolo da pauta de reivindicações na Secretaria de Educação (SEC). Após 44 dias de silêncio, o Secretário Osvaldo Barreto agendou para esta sexta-feira (15) a primeira audiência com Fórum das ADs que reúne os sindicatos das quatro universidades.
O Coordenador da Associação dos Docentes da UEFS (ADUFS), Jucelho Dantas, avalia que esta audiência é fruto da pressão do movimento docente. “A convocação aconteceu após a SEC tomar conhecimento de que iríamos “dar plantão” no gabinete do secretário até termos agendada a primeira audiência”, explica Dantas.
A expectativa da Diretoria da ADUFS é que as negociações sejam iniciadas e “o governo aponte para uma proposta de recuperação dos salários através da incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), atual reivindicação.
No protesto da Lavagem do Bonfim, que contará com faixas, pirulitos e bandinha, os professores denunciarão o discurso falacioso do governo Wagner em relação às instituições. “Neste momento, temos um quadro de cotas mensais em atraso e passamos por graves dificuldades orçamentárias. Este concurso para professores anunciado pela SEC, com oferta de 851 vagas, não atenderá a demanda que é de 2020 novos docentes. Queremos também que o governador nos responda quando ele irá revogar, conforme prometido antes de sua posse, a Lei 7.176/97 que fere frontalmente a autonomia das nossas universidades”, diz Jucelho Dantas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




