Segundo dados da ONU, 780 mil pessoas morreram nos últimos 10 anos, vítimas de quatro mil desastres naturais; ; oito das 10 cidades mais populosas do mundo, incluindo Nova York e Tóquio, estão localizadas em áreas de falhas entre placas tectônicas.
Os terremotos mataram na última década cerca de 60% das pessoas vítimas de desastres naturais.
A afirmação foi divulgada nesta quinta-feira, em Genebra, durante coletiva de imprensa do Centro de Pesquisa sobre Epidemiologia de Desastres e pela Estratégia Internacional da ONU para Redução de Desastres.
Bilhões Afetados
Segundo a representante especial de Ban Ki-moon para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlstrom, os terremotos foram o fenômeno natural que mais causou mortes nos últimos 10 anos e que são uma ameaça séria para milhões de pessoas.
Ela revelou que oito das 10 cidades mais populosas do mundo, incluindo Nova York, Tóquio, Cidade do México e Mumbai, estão localizadas em áreas de falhas entre placas tectônicas.
Os dados revelam que quase 4 mil desastres mataram mais de 780 mil pessoas na última década, afetando mais de 2 bilhões de outras e causando danos avaliados em US$ 960 bilhões.
Cerca de 85% das mortes ocorreram na Ásia, o continente mais afetado por desastres nesse período.
Redução do Risco
Wahlstrom lembrou que reduzir o risco de desastres deve ser um investimento indispensável para cidades ameaçadas por tremores de terra. Ela indicou que as chances de eventos sísmicos é permanente e não pode ser ignorada, já que terremotos podem acontecer a qualquer hora.
O Haiti foi atingido no dia 12 de Janeiro por um forte terremoto que matou cerca de 150 mil pessoas, incluindo funcionários das Nações Unidas.
*Com informações da Rádio ONU
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




