O cantor e compositor Carlos Pitta, reconhecido por sucessos como “Menino do Calabar” e “Cometa Mambembe”, trouxe uma proposta inovadora ao Carnaval de Salvador de 2010. Durante três dias, Pitta liderou o bloco “Me Deixa à Vontade”, voltado para pessoas com deficiência física. O bloco, criado pela Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF) há 18 anos, busca proporcionar acesso e diversão no contexto da maior festa popular da Bahia.
Para o cantor, incluir esse público é uma iniciativa essencial. “É indispensável garantir que todas as pessoas tenham direito ao divertimento e possam curtir a festa”, afirmou. A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) apoiou a realização do projeto, reforçando o compromisso com a inclusão social.
Diversidade Musical no Trio
O repertório do trio elétrico liderado por Pitta foi uma celebração à diversidade cultural brasileira. Frevo, samba-reggae e forró embalaram os foliões, enquanto o “Trio do Frevo”, criado há 15 anos, marcou presença com energia vibrante. O projeto é fruto da parceria entre Carlos Pitta e Edmundo Carôso, idealizado a partir da música “Cometa Mambembe”.
“Sempre participei do Carnaval com trios independentes, mas esta é a segunda vez com o bloco ‘Me Deixa à Vontade’. É uma experiência única”, declarou Pitta.
Homenagem aos 25 Anos do Axé
Paralelamente à proposta de inclusão, Carlos Pitta também participou do projeto “Axé 25”, celebrando o jubileu de prata do axé music. Junto aos Alquimistas da Tribo, grupo formado por Lui Muritiba, Val Macambira, Sarajane e o Grupo Jota, ele homenageou a história do gênero musical que transformou o cenário cultural da Bahia.
Uma das principais homenageadas foi Sarajane, considerada a primeira musa do axé music. A presença dela no projeto reforçou o caráter histórico e afetivo da celebração. Os shows ocorreram no circuito Osmar, nos dias 12 e 13 de fevereiro, e no circuito Dodô, no dia 15.
* Carlos Pitta lidera o bloco “Me Deixa à Vontade”, promovendo inclusão de pessoas com deficiência física e celebrando os 25 anos da axé music no Carnaval de Salvador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




