Comitê de Desenvolvimento do Banco ampliou os direitos de voto dos países em desenvolvimento em mais de 3% e eles representam agora pouco mais de 47% do total; México e Brasil são os maiores beneficiários.
A América Latina terá maior influência nas decisões do Banco Mundial após decisão recente do órgão em aumentar o direito de voto de países em desenvolvimento.
O Comitê de Desenvolvimento do Banco ampliou os direitos de participação dessas nações em mais de 3%, e elas representam agora pouco mais de 47% do total.
Participação
México e Brasil são os maiores beneficiários. Só a taxa do Brasil passou de 2,06% para 2,24%. Estados Unidos, Japão e China estão entre os três países com maior direito de voto no Banco Mundial.
Segundo o órgão, estimular a participação das economias emergentes está de acordo com as novas realidades globais.
O Banco lembra que a recuperação mundial está sendo liderada por esses países, especialmente a China, leste da Ásia e América Latina que, sozinha, deve crescer 4% em 2010.
O presidente do órgão, Robert Zoellick, disse que o mundo está caminhando para uma realidade multipolar e as instituições precisam se adaptar às mudanças.
Capital
Ele também anunciou um aumento de capital de US$ 86 bilhões, R$ 150 bilhões, para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, um órgão do Banco Mundial que realiza empréstimos para países em desenvolvimento.
O Banco Mundial informa que triplicou os financiamentos à América Latina entre 2009 e 2010.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




