Assentados da Reforma Agrária terão DAP emitida também pela EBDA

écnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola estão sendo habilitados pelo INCRA a emitirem Declarações de Aptidão (Daps) para os 35 mil assentados de Reforma Agrária no estado, desapropriados pelo órgão federal, assegurando a concessão e agilidade de importantes linhas de crédito, como o Pronaf A e A/C e a universalização da assistência técnica. A oficina de capacitação começou ontem (27/04/2010) e segue até amanhã no auditório da Associação Baiana de Supermercados e atacadistas (Abase).

Para o chefe do Departamento de Agricultura da EBDA, Marcílio Flores Seixas, que esteve representando o presidente da empresa no curso, Emerson Leal, a proposta é descentralizar a emissão das Daps, que é de responsabilidade do Incra, dando uma maior agilidade ao processo, além de expandir o serviço com eficácia, garantir expansão do crédito, fiscalização na base e a aplicação efetiva.

“Queremos usar a estrutura e capilaridade da EBDA para universalizar o serviço de emissão de Daps nos assentamentos e, dessa maneira, garantir não só uma assistência agrária, com foco na produção, mas uma assessoria ambiental e social multi-disciplinar”, declarou o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra, Sérgio Ricardo Rezende, referenciando o trabalho de parceria firmado entre o Governo do estado, através da Seagri, e o Incra. Segundo Rezende, das 40 mil famílias assentadas pelo Incra, 20 mil ainda não acessaram as linhas do Pronaf, nem sequer obtém seus lotes definidos. “Estamos investindo na demarcação dessas áreas e garantindo o direito à Dap, mas sem o serviço de assistência técnica e pessoal qualificado, é inviável”, avaliou. Para Rezende, o encontro sedimenta e pavimenta essa importante fase no sentido de permitir o desenvolvimento dessas áreas que representam 86% da agricultura familiar. “A idéia com a realização dos cursos é tornar os técnicos da EBDA aptos à realização do trabalho, com acesso aos dados do Incra”, finaliza.

Para atendimento às demandas, foram comprados pela EBDA 110 veículos e 420 computadores. A Secretaria da Agricultura contratou 420 técnicos, que estão à disposição da EBDA para execução das atividades de campo, junto aos 552 assentamentos de Reforma agrária. A meta é atender, até 2011, 35 mil famílias, o que envolve 210 mil pessoas. O esforço da empresa está em conseguir ampliar a produção e a segurança alimentar nos assentamentos, disponibilizando tecnologias, proporcionando o acesso ao crédito, a organização da produção, a agroecologia e a adequação ambiental das áreas de reforma agrária, gerando oportunidades de incremento de renda para as famílias assentadas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading