Em jornal espanhol, Lula ironiza acordo nuclear EUA-Rússia

Uma reportagem do jornal espanhol El País traz declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizando o acordo de desarmamento nuclear assinado na semana passada entre os Estados Unidos e a Rússia.

“Vou perguntar ao presidente (dos EUA, Barack) Obama qual é o significado do seu acordo recente com o (presidente russo, Dmitri) Medvedev sobre a desativação das ogivas nucleares. Desativar o quê? Porque se estamos falando de desativar o que já estava vencido não faz sentido. Eu também tenho na minha casa uma caixa de remédios e vou tirando as que estão vencidas”, disse o presidente, segundo o jornal espanhol.

De acordo com o El País, Lula deu as declarações em conversa com um repórter do diário, que prepara uma visita do presidente brasileiro à capital espanhola, Madri, no mês que vem, em parceria com o jornal Valor.

“Ou falamos seriamente sobre desarmamento ou não podemos admitir que haja um grupo de países armados até os dentes e outros desarmados”, disse Lula.

A reportagem com o líder brasileiro é publicada no dia em que será aberta, na capital americana, Washington, uma cúpula internacional com altos representantes de 47 países para discutir o tema da segurança nuclear. Lula é um dos participantes.

Antes do encontro, o presidente americano, Barack Obama, conclamou os países a refletir sobre a possibilidade do que chamou de “terrorismo nuclear”, referindo-se à hipótese de que organizações extremistas adquiram armas com essa tecnologia.
Durante a conferência, Obama e representantes de outros países ocidentais devem pressionar por novas sanções contra o Irã, país que vem aumentando o seu enriquecimento de urânio e é acusado de alimentar ambições nucleares.

O foco dos esforços deve ser a China, país que é um dos cinco membros permanentes com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, mas que vem resistindo a uma nova rodada de medidas contra Teerã.

É possível que o Brasil também seja pressionado, porque também tem mantido uma postura cética em relação às sanções.

“O Paquistão tem bomba atômica, Israel também. É compreensível que quem se sente pressionado por essa situação possa pensar em fazer a sua”, disse Lula a respeito do assunto, de acordo com o El País.

“É preciso conversar com o Irã. É um grande país, com uma cultura própria, que criou uma civilização. Não podemos partir do princípio que (o presidente iraniano, Mahmoud) Ahmadinejad é um terrorista que precisamos isolar. Temos que negociar.”

De acordo com o jornal, Lula disse que quer negociar com o governo iraniano “até o último minuto”, mas que, no limite de uma eventual adoção de sanções por parte da ONU, “cumprirá” o que for decidido pela comunidade internacional.

*Com informação do BBC brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading