Eleições 2010: José Ronaldo será confirmado como candidato único ao Senado pelo DEM; Articulação envolve prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta

“Treino é treino, jogo é jogo”, as peças se movem no tabuleiros do xadrez político dando inicio a partida. O processo sucessório foi precipitado pela oposição ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. A oposição, derrotada em 2006 por Lula, tinha em mente o nome de José Serra para concorrer à presidência da República pelo PSDB/DEM. Lula e a alta cúpula partidária definiram Dilma Rousseff (PT) como candidata a sucessão, tendo como vice, o presidente da câmara federal Michel Temer (PMDB). Também concorrem à Presidência da República: Ciro Gomes (PSB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Reis e Rainhas

O jogo político estadual começa a ficar definido, com os reis, candidatos a Presidentes da República posicionados. Coube às rainhas se mexerem no plano estadual. Otto Alencar (PP) aceita o convite, sendo confirmado como vice-governador na chapa de Jaques Wagner (PT). Outro ex-governador, Nilo Coelho, compõe com Paulo Souto (DEM) na condição de vice. Geddel Vieira Lima sai do MI (Ministério da Interação) e volta ao congresso como deputado federal, seu vice, a muito foi anunciado, trata-se do empresário João Carlos Cavalcanti.

Bispos

Os candidatos ao senado, também estão sendo colocados. O PT trabalha como César Borges (PR) e Lídice da Mata (PSB). A surpresa está no DEM, que em recente reunião definiu lançar candidato único, com objetivo de catalisar o sentimento e apreço que parte da população tem ao nome do falecido senador Antônio Carlos Magalhães. Caso eleito, pode-se dizer que o foi, por conta da memória de ACM.

José Ronaldo e Tarcízio Pimenta

Três fontes distintas ligaram para a redação do Jornal Grande Bahia (JGB) e informaram que o ex-prefeito de Feira de Santana e presidente do DEM local, José Ronaldo reuniu-se com o deputado federal ACM Neto e negociou a indicação como candidato ao senado pelo Democratas. O partido definiu como estratégia eleitoral lançar candidato único, ou seja, a coligação DEM/PSDB abre mão de uma vaga. Nas eleições de 2010, cada estado poderá eleger dois senadores.

Conforme as fontes relataram, o deputado federal ACM Neto impôs como condição para aceitar o nome de José Ronaldo ao senado, que o mesmo não seja candidato a prefeito de Feira de Santana em 2012, mantendo apoio ao atual prefeito do DEM, o médico Tarcízio Pimenta, independe do resultado eleitoral. Eles afirmam que Ronaldo prometeu que cumprirá o acordo.

Com este movimento, o DEM tenta manter em seus quadros o prefeito do segundo maior colégio eleitoral baiano, Tarcízio Pimenta. Que em recente entrevista coletiva, concedida ao lado do Governador Jaques Wagner e usado uma bela gravatá vermelha, lembrou que foi conduzido para o DEM pelo colega médico Otto Alencar, quando este fazia parte do grupo liderado por ACM. “Mantenho fortes vínculos de amizade com Otto”, declara Pimenta.

Torres

Com o apoio do Partido da República ao Partido dos Trabalhadores, o vice-prefeito de Feira de Santana, Paulo Aquino, desistiu de sair candidato a deputado federal, pois seria obrigado a subir no palanque de Jaques Wagner. Sua ligação e gratidão a Ronaldo não permitem que isto ocorra e ele terá que silenciar-se durante o processo eleitoral, pois corre o risco de ser expulso do partido, perdendo a condição de vice.

Entra no tabuleiro político o ex-vice-prefeito Antônio Carlos Borges Júnior, que ocupou até ontem, a Secretaria de Habitação. Em nota oficial a PMFS (Prefeitura de Feira) afirma que ele deixa a Secretaria “para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia”. A nota conclui informado que assume interinamente a pasta de Habitação o atual Chefe de Gabinete, advogado Milton Brito.

Fernando Torres, deputado estadual filiado ao DEM, deve confirmar seu nome como candidato a Câmara Federal. O Democratas feirense deve ter como candidatos: José Ronaldo (senado), Torres (federal) e Borges Júnior (estadual).

O PT local mantém como candidatos a reeleição José Neto (Deputado Estadual) e Sérgio Carneiro (Deputado Federal). Os veredores Marialvo Barreto e Ângelo Almeida tentam obter uma vaga na coligação PT/PP para serem candidatos a deputado estadual. Ângelo tem firmado parceria com Sérgio Carneiro, enquanto Marialvo permanece indefinido. Quanto ao deputado José Neto, que sempre apoiou Walter Pinheiro para Federal, deve mudar e apoiar nesta eleição Afonso Florense (Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano), ambos petistas.

O PP lança a deputada Eliana Boaventura, que deve fazer dobradinha com João Leão (federal). Jairo Carneiro é candidato a deputado federal. Ambos, Eliana e Jairo, voltam à suplência, deixando os mandatos devido ao desligamento de Roberto Muniz (Secretário Estadual de Agricultura) e João Leão (Secretário Estadual de Infraestrutura).

O deputado federal Fernando de Fabinho (DEM), não concorre a mandato eletivo e declara que apóia a chapa Wagner/Otto. Sua aproximação do PP através da liderança de João Leão indica que ele deve apoiar Eliana Boaventura e Jairo Carneiro.

O radialista Carlos Geilson é candidato a deputado estadual pelo PTN, até o momento não definiu com quem fará dobradinha para federal e com quais partidos sairá coligado. Informações preliminares dão conta que ele deva apoiar Paulo Souto para o governo, mas não coliga com o PSDB/DEM.

Colbert Martins é candidato à reeleição como Deputado Federal pelo PMDB fazendo dobradinha com Moura Pinho, que sai candidato a estadual.

O diretor do Jornal Folha do Estado, Humberto Cedraz é candidato a deputado estadual pelo PSDB e faz dobradinha com Antônio Imbassahy (Federal). Fábio Lucena ex-vereador também se lança candidato a uma vaga na ALBA.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) feirense vai contar com o nome do pastor, vereador e jornalista José de Arimatéia, que filiado ao PRB estará no palanque de Wagner, embora apoie em Feira de Santana, o prefeito Tarcízio Pimenta (DEM). O nome com quem fará dobradinha para federal ainda não foi definido, informações preliminares dão conta que será outro membro da IURD.

Da bancada de oposição municipal da CMFS, o vereador Roberto Tourinho informa que é candidato a Deputado Estadual pelo PSB, e disse que faz dobradinha com o deputado federal petista Sérgio Carneiro, embora o mesmo esteja mais próximo do vereador Ângelo Almeida (PT).

A primeira dama de Feira de Santana, enfermeira Graça Pimenta, filiada ao PR não definiu se será candidata. Embora apoiadores como o radialista Josse Paulo (Paulão) afirme que será candidata e que faz dobradinha com a deputada federal Tonha Magalhães.

Até o momento o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta não demonstrou em que direção e que nomes pretende apoiar para Deputado Estadual e Federal. Ao que tudo indica, se mantém fiel ao DEM, apoiando Souto e Coelho ao governo e caso confirmada as informações de nossas fontes, José Ronaldo ao senado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading