“Treino é treino, jogo é jogo”, as peças se movem no tabuleiros do xadrez político dando inicio a partida. O processo sucessório foi precipitado pela oposição ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. A oposição, derrotada em 2006 por Lula, tinha em mente o nome de José Serra para concorrer à presidência da República pelo PSDB/DEM. Lula e a alta cúpula partidária definiram Dilma Rousseff (PT) como candidata a sucessão, tendo como vice, o presidente da câmara federal Michel Temer (PMDB). Também concorrem à Presidência da República: Ciro Gomes (PSB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
Reis e Rainhas
O jogo político estadual começa a ficar definido, com os reis, candidatos a Presidentes da República posicionados. Coube às rainhas se mexerem no plano estadual. Otto Alencar (PP) aceita o convite, sendo confirmado como vice-governador na chapa de Jaques Wagner (PT). Outro ex-governador, Nilo Coelho, compõe com Paulo Souto (DEM) na condição de vice. Geddel Vieira Lima sai do MI (Ministério da Interação) e volta ao congresso como deputado federal, seu vice, a muito foi anunciado, trata-se do empresário João Carlos Cavalcanti.
Bispos
Os candidatos ao senado, também estão sendo colocados. O PT trabalha como César Borges (PR) e Lídice da Mata (PSB). A surpresa está no DEM, que em recente reunião definiu lançar candidato único, com objetivo de catalisar o sentimento e apreço que parte da população tem ao nome do falecido senador Antônio Carlos Magalhães. Caso eleito, pode-se dizer que o foi, por conta da memória de ACM.
José Ronaldo e Tarcízio Pimenta
Três fontes distintas ligaram para a redação do Jornal Grande Bahia (JGB) e informaram que o ex-prefeito de Feira de Santana e presidente do DEM local, José Ronaldo reuniu-se com o deputado federal ACM Neto e negociou a indicação como candidato ao senado pelo Democratas. O partido definiu como estratégia eleitoral lançar candidato único, ou seja, a coligação DEM/PSDB abre mão de uma vaga. Nas eleições de 2010, cada estado poderá eleger dois senadores.
Conforme as fontes relataram, o deputado federal ACM Neto impôs como condição para aceitar o nome de José Ronaldo ao senado, que o mesmo não seja candidato a prefeito de Feira de Santana em 2012, mantendo apoio ao atual prefeito do DEM, o médico Tarcízio Pimenta, independe do resultado eleitoral. Eles afirmam que Ronaldo prometeu que cumprirá o acordo.
Com este movimento, o DEM tenta manter em seus quadros o prefeito do segundo maior colégio eleitoral baiano, Tarcízio Pimenta. Que em recente entrevista coletiva, concedida ao lado do Governador Jaques Wagner e usado uma bela gravatá vermelha, lembrou que foi conduzido para o DEM pelo colega médico Otto Alencar, quando este fazia parte do grupo liderado por ACM. “Mantenho fortes vínculos de amizade com Otto”, declara Pimenta.
Torres
Com o apoio do Partido da República ao Partido dos Trabalhadores, o vice-prefeito de Feira de Santana, Paulo Aquino, desistiu de sair candidato a deputado federal, pois seria obrigado a subir no palanque de Jaques Wagner. Sua ligação e gratidão a Ronaldo não permitem que isto ocorra e ele terá que silenciar-se durante o processo eleitoral, pois corre o risco de ser expulso do partido, perdendo a condição de vice.
Entra no tabuleiro político o ex-vice-prefeito Antônio Carlos Borges Júnior, que ocupou até ontem, a Secretaria de Habitação. Em nota oficial a PMFS (Prefeitura de Feira) afirma que ele deixa a Secretaria “para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia”. A nota conclui informado que assume interinamente a pasta de Habitação o atual Chefe de Gabinete, advogado Milton Brito.
Fernando Torres, deputado estadual filiado ao DEM, deve confirmar seu nome como candidato a Câmara Federal. O Democratas feirense deve ter como candidatos: José Ronaldo (senado), Torres (federal) e Borges Júnior (estadual).
O PT local mantém como candidatos a reeleição José Neto (Deputado Estadual) e Sérgio Carneiro (Deputado Federal). Os veredores Marialvo Barreto e Ângelo Almeida tentam obter uma vaga na coligação PT/PP para serem candidatos a deputado estadual. Ângelo tem firmado parceria com Sérgio Carneiro, enquanto Marialvo permanece indefinido. Quanto ao deputado José Neto, que sempre apoiou Walter Pinheiro para Federal, deve mudar e apoiar nesta eleição Afonso Florense (Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano), ambos petistas.
O PP lança a deputada Eliana Boaventura, que deve fazer dobradinha com João Leão (federal). Jairo Carneiro é candidato a deputado federal. Ambos, Eliana e Jairo, voltam à suplência, deixando os mandatos devido ao desligamento de Roberto Muniz (Secretário Estadual de Agricultura) e João Leão (Secretário Estadual de Infraestrutura).
O deputado federal Fernando de Fabinho (DEM), não concorre a mandato eletivo e declara que apóia a chapa Wagner/Otto. Sua aproximação do PP através da liderança de João Leão indica que ele deve apoiar Eliana Boaventura e Jairo Carneiro.
O radialista Carlos Geilson é candidato a deputado estadual pelo PTN, até o momento não definiu com quem fará dobradinha para federal e com quais partidos sairá coligado. Informações preliminares dão conta que ele deva apoiar Paulo Souto para o governo, mas não coliga com o PSDB/DEM.
Colbert Martins é candidato à reeleição como Deputado Federal pelo PMDB fazendo dobradinha com Moura Pinho, que sai candidato a estadual.
O diretor do Jornal Folha do Estado, Humberto Cedraz é candidato a deputado estadual pelo PSDB e faz dobradinha com Antônio Imbassahy (Federal). Fábio Lucena ex-vereador também se lança candidato a uma vaga na ALBA.
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) feirense vai contar com o nome do pastor, vereador e jornalista José de Arimatéia, que filiado ao PRB estará no palanque de Wagner, embora apoie em Feira de Santana, o prefeito Tarcízio Pimenta (DEM). O nome com quem fará dobradinha para federal ainda não foi definido, informações preliminares dão conta que será outro membro da IURD.
Da bancada de oposição municipal da CMFS, o vereador Roberto Tourinho informa que é candidato a Deputado Estadual pelo PSB, e disse que faz dobradinha com o deputado federal petista Sérgio Carneiro, embora o mesmo esteja mais próximo do vereador Ângelo Almeida (PT).
A primeira dama de Feira de Santana, enfermeira Graça Pimenta, filiada ao PR não definiu se será candidata. Embora apoiadores como o radialista Josse Paulo (Paulão) afirme que será candidata e que faz dobradinha com a deputada federal Tonha Magalhães.
Até o momento o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta não demonstrou em que direção e que nomes pretende apoiar para Deputado Estadual e Federal. Ao que tudo indica, se mantém fiel ao DEM, apoiando Souto e Coelho ao governo e caso confirmada as informações de nossas fontes, José Ronaldo ao senado.









Deixe um comentário