Em meados deste mês, o presidente da China, Hu Jintao, desembarca em Brasília. O chinês participa, entre os dias 14 e 17, do encontro das nações que compõem o Bric – Brasil, Rússia, Índia e China. A informação foi confirmada hoje (1º/04/2010) pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Qin Gang, segundo a agência chinesa oficial de notícias Xinhuan.
Antes do Brasil, o chinês irá aos Estados Unidos para as discussões na Cúpula sobre Segurança Nuclear, em Washington. Na agência de notícias, o governo chinês indicou que manterá seu apoio ao programa de desenvolvimento de energia nuclear do Irã rechaçado pelos norte-americanos que afirmam que ele esconde a intenção de fabricação de armamentos.
Em Brasília, o encontro deve girar sobre temas econômicos. O Bric defende que por causa do crescimento de suas economias está fortalecido e em condições de participar de intervenções no cenário político e financeiro internacional. Em junho de 2009, foi realizada a primeira reunião do grupo, em Moscou, na Rússia.
Na agência oficial de notícias, o governo informa que questões que envolvem problemas globais, como a não proliferação nuclear e mudanças climáticas não têm soluções rápidas e simples. São temas complexos que devem ser tratados dentro de sua amplitude.
A China tem direito a voto no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O governo chinês é um dos cinco integrantes permanentes do conselho – ao lado da França, Rússia, Inglaterra e dos Estados Unidos.
Para os norte-americanos, o projeto de enriquecimento de urânio a 20%, anunciado por Ahmadinejad, é uma ameaça pois guardaria a intenção de fabricar armas atômicas.
O presidente iraniano nega as acusações e a intenção. Segundo a agência de notícias Xinhuan, o objetivo do governo da China é participar de esforços que contribuam para alcançar a paz e a estabilidade mundial. De acordo com a agência, a diplomacia da China vai atuar para defender e reforçar os interesses de outras nações em desenvolvimento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




