Bahia aumenta a área plantada com graviola

Graviola e já ocupa 800 hectares do sul baiano.
Graviola e já ocupa 800 hectares do sul baiano.

Itabuna, 15 de maio de 2010 – De acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia- ADAB, o estado conquistou o status de maior produtor mundial de graviola e já ocupa 800 hectares do sul baiano, distribuídos entre os municípios de Una, Valença, Gandu, Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Tancredo Neves. A Bahia produz oito mil toneladas por ano. A maior parte da produção pertence a agricultores familiares e o cultivo da fruta vem se consolidando como uma alternativa na diversificação agrícola. Os ótimos preços e a boa produtividade da fruta têm incentivado os produtores rurais a aumentar a área cultivada.

Às margens da BR415, próximo ao município de Itabuna, no sul da Bahia, está a fazenda Doce da Mata com 600 pés plantados e com uma produção de vinte toneladas por ano. A propriedade é considerada modelo por causa da organização, da boa produtividade e da qualidade do produto.

As gravioleiras recebem um manejo adequado e cuidadoso. O fruto chega a pesar de 8 a 12 quilos, quatro vezes mais do que a média no plantio comum. O uso de telas de nylon para cobrir o fruto evita a ação das pragas e doenças. “Nós contamos também com o apoio das formigas caçarema. Elas ajudam a eliminar a broca da semente”, disse o gerente da fazenda, Aurelino Sampaio.

O dono da fazenda também agregou valor ao fruto. Ele construiu uma pequena agroindústria de beneficiamento, onde a fruta é transformada em polpa ou doce cristalizado e gera vinte e dois empregos, o que é um aspecto positivo para a região. “O consumo da graviola cresceu muito e sentimos a necessidade de não apenas vender o produto final, mas também o de produzir a matéria-prima. Estamos na direção desta fazenda há 3 anos”, contou Karl Vasconcelos, dono da fazenda Doce da Mata.

A graviola tem origem nas ilhas do Caribe, o suco é doce, mas um pouco ácido. Mais de 50% da graviola processada na Bahia é vendida para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A polpa chega a ser vendida por 66 a 88 centavos nos supermercados da região sul do estado e já é bastante aceita no mercado. A graviola é a terceira cultura mais importante da região sul ficando atrás do cacau e da banana.

O fiscal agropecuário da ADAB, Geraldo Nascimento, garante que a agência põe em prática medidas de controle integrado no manejo fitossanitário dos pomares baianos e que a região plantada com a fruta tende a crescer. O controle da área de produção da graviola está sendo obtida por meio do geoprocessamento, técnica que utiliza programas de computador para obter referências cartográficas. “Já temos áreas novas a serem referenciadas e oficializadas que provavelmente daqui até Julho nós já estamos sendo o maior produtor de graviola do mundo”, concluiu Nascimento.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading