Torre do Cidade Digital instalada
Uma torre de oito metros de altura está sendo instalada na serra de São José, distrito de Maria Quitéria, para a expansão do programa Feira Cidade Digital. O equipamento será responsável pela transmissão do sinal gratuito de Internet para todos os distritos, exceto Humildes que já conta com o sistema.
Na manhã desta segunda-feira (17/05/2010), técnicos de informática e de eletrônica, além de soldados do 35º Batalhão de Infantaria iniciaram a montagem da torre. Também estão sendo instalados todos os equipamentos de suporte para a transmissão do sinal.
Na serra de São José também está sendo instalada toda estrutura de suporte para a distribuição do sinal, além de para-raio, coletor de energia solar para alimentar o sistema de comunicação e câmeras de segurança.
O diretor presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, acredita que a montagem da torre e todo equipamento devem ser concluídos nos próximos 20 dias. “Isso se a chuva não atrapalhar. O local é bastante acidentado, mas é o ponto que precisamos para distribuir o sinal”, disse.
A torre que está sendo instalada na serra de São José, vai ser responsável em levar o sinal de Internet de banda larga, do programa Feira Cidade Digital, para os distritos de Bonfim de Feira, Governador João Durval, Jaguara, Jaíba, Maria Quitéria, Matinha e Tiquaruçu.
Ação para combate a exploração sexual
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vai desenvolver uma série de atividades a partir desta segunda-feira (17), em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A data é celebrada na tarça-feira (18) e as atividades permanecem até 2 de junho.
Na data oficial haverá uma programação intensa, começando às 9 horas com uma caminhada do estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria até a praça Monsenhor Renato Galvão, da Catedral Metropolitana de Santana. No decorrer do dia serão desenvolvidas ações nesta praça com diversos programas e serviços de saúde e educação da rede de atenção à criança e ao adolescente. A programação se estende até às 18 horas.
Todos os órgãos pertencentes à rede vão participar da caminhada, inclusive a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, conselhos tutelares e Casa de Atendimento Sócio Educativa Juiz Melo Matos.
Segundo Luciana Flores, coordenadora do Creas e da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, é preciso chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos constituídos para as questões da violência contra crianças e adolescentes.
“Pelas informações que a comunidade tem recebido de modo geral, as questões da violência estão sendo mais discutidas e as pessoas estão buscando seus direitos”, considera.
No primeiro dia, as atividades do Creas serão desenvolvidas internamente com os pacientes. Nos outros, o Centro desenvolverá uma série de ações nos bairros Jussara (dia 20) e Aviário (21), com caminhadas em parceria com o Centro Comunitário de Referência da Assistência Social (Cras).
Na quarta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal realizará trabalhos na rodovia Feira de Santana-São Gonçalo e, na quinta-feira (20), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
O Creas atende a todos os tipos de violência relacionados à criança e ao adolescente em parceria com assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais e advogados.
Meningite controlada em Feira de Santana
A criança que morreu com suspeita de meningite após ser internada em um hospital da cidade no sábado (15) não era de Feira de Santana. O paciente era natural do município de Conceição do Jacuípe, onde desenvolveu a doença. A criança chegou ao hospital apresentando sintomas característicos da doença e febre intensa.
Este ano, foram registrados 13 casos de meningite em Feira de Santana. O número corresponde ao mesmo número registrado do mês de janeiro a abril de 2009. No momento, existem também dois casos suspeitos, que estão sob monitoramento da Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
Para manter a situação sob controle no município, o órgão vem desenvolvendo campanhas educativas e vacinação de combate a doença. Entre os meses de março e abril, a rede municipal de saúde já imunizou 29.778 crianças, com idade de dois meses a quatro anos, contra a meningite tipo C. O número corresponde a 63,24% do público alvo de 47.083 crianças a serem vacinadas.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, algumas crianças devem tomar a segunda dose da vacina. “As crianças que possuem de dois a 11 meses precisam tomar outra dose da vacina 60 dias após terem tomado a primeira. As crianças a partir de um ano de idade não precisam receber a segunda dose”, esclarece.
Ainda segundo a Janice Estrela, “a probabilidade de acontecer um surto ou epidemia de meningite em Feira de Santana está descartada”.
Caso ocorram sintomas como febre alta, dor de cabeça súbita, vômitos e rigidez de nuca o serviço médico deve ser procurado. O cidadão que desejar mais informações sobre a meningite pode ligar para o número do Alô Saúde, 0800 284 6656, ou entrar em contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica através dos telefones (75) 3612-6640 e (75) 3612-6641.
Construção de praça na Mangabeira
A obra da nova praça do bairro Mangabeira, entre a rua Miranda e rua Japurá, continua em andamento. Dez homens da construtora Marinho Empreendimentos fazem a contenção com blocos de alvenaria para realizar o passeio, pois o antigo já foi retirado e capinação foi já feita.
Depois disso, dois quiosques serão erguidos: um individual e outro germinado para atender duas atividades diferentes. Os trabalhos de urbanização foram iniciados na quinta-feira (6), através de uma parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a construtora.
Além de quiosques e moderna iluminação, a praça vai ganhar Internet, câmeras de segurança e equipamentos de lazer para toda a comunidade. Os investimentos chegam a R$ 100 mil e a previsão é de concluir as obras dentro de 90 dias, conforme o secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




