A Folha de S. Paulo lançou no domingo, 23 de maio de 2010, uma ampla reforma gráfica e editorial, renovando todos os cadernos e suplementos. Os bastidores do processo foram retratados no documentário O Jornal do Futuro, dirigido por Fernando Grostein Andrade.
O filme traz depoimentos dos principais nomes envolvidos no projeto, como o diretor de redação, Otavio Frias Filho, e o editor-executivo, Sérgio Dávila. Repórteres, editores, colunistas, fotógrafos e cartunistas do jornal também comentam o processo.
A mudança ocorre num momento em que a Folha promove a fusão entre suas equipes de jornalistas do meio online e do impresso: “A ideia é transformar a redação num centro captador de notícias que funcione 24 horas por dia e produza informação de qualidade para qualquer plataforma”, explica Dávila.
Segundo a Folha, a reforma gráfica tem o objetivo de aumentar a legibilidade dos textos, hierarquizar melhor o noticiário e reforçar a unidade entre cadernos, além de unir textos sintéticos a um eixo de leitura mais analítico. Outra mudança são os 29 novos colunistas. O jornal repaginado pode ser visto aqui.
Saiba +
Passadismos do jornal do futuro (Observatório da Imprensa)
As sandálias da humildade (Observatório da Imprensa)
*Com informações do Centro Knight
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




