1.396 visitas ao Ônibus Digital
A Escola Itinerante de Informática, o Ônibus Digital, já recebeu 1.396 visitas desde quando foi inaugurada, no dia 26 de fevereiro deste ano, até sábado (02/05/2010).
Nesse período, o ônibus percorreu inúmeros bairros da cidade e levou Internet gratuita para moradores, especialmente para quem não possui computador próprio em casa, em uma agenda de atividades ininterrupta. O veículo esteve presente em bairros como Tomba, Cidade Nova, Jardim Cruzeiro, São João e Capuchinhos, bem como no centro da cidade, além do distrito de Humildes.
A preferência de estadia nesses locais é dada a escolas e espaços que tenham um grande número de pessoas, para que o benefício possa ser mais abrangente, a exemplo da área em frente ao Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, em dias de jogos, e o Centro Sesc, do Serviço Social do Comércio, durante eventos.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, a intenção principal com a criação do ônibus é desenvolver o programa “Alfabetização Digital”, através de programas fornecidos pela Microsoft, com quem o Governo Municipal fechou uma parceria recentemente.
A Escola Itinerante de Informática vai oferecer um curso de noções básicas de computação a população mais carente que ainda não teve a oportunidade de adquirir maiores conhecimentos de informática, e contará com o auxílio de instrutores que vão passar por treinamento.
O Ônibus Digital vai seguir um cronograma de visitação a bairros e distritos e o curso terá a duração média de uma semana, com fornecimento de certificados para os participantes.
Desde quinta-feira (6) e nesta sexta-feira (7), o equipamento encontra-se no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, situado no antigo terminal de ônibus da avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Castro Alves e Barão do Rio Branco. No sábado (08), o veículo vai de novo ao Alto do Cruzeiro, em frente ao Jóia da Princesa.
Alimentação variada no Restaurante Popular
O cardápio elaborado para o Restaurante Popular do Centro de Abastecimento varia diariamente. São repetidos apenas os tipos de carne, a exemplo de um acém que também pode ser utilizado na elaboração de uma feijoada, e um peito de frango servido grelhado ou em panqueca.
Segundo uma das nutricionistas responsáveis pelo restaurante, Fabiana Cerqueira, 26 anos, a preparação não é repetida e o cardápio é planejado mensalmente, com base no mês anterior, para realizar as compras e o planejamento de entregas da empresa.
“A composição é formada por prato principal, suco e sobremesa ou proteína e salada”, afirma. Segundo Fabiana Cerqueira, o cardápio é baseado no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, e no edital realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, cujo vencedor foi a empresa Lemos Passos.
O edital pré-estabelece os tipos de carne e a composição do cardápio e o PAT elabora o balanceamento, descrevendo a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras existentes na alimentação.
O restaurante começou a funcionar no dia 5 de abril, fornecendo dois mil almoços diários ao custo de R$ 1,00 para o consumidor, por refeição.
“É um projeto bastante benéfico para a população e ajuda a todos. O pessoal só fala que deveria ter mais refeição”, frisa a nutricionista.
O alimento do restaurante já passou por teste e aprovação por parte dos consumidores no dia 26 de março, quando o equipamento recebeu a visita do técnico do Ministério do Desenvolvimento social, Leopoldo Nogueira.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




