Seagri quer verticalizar cadeias produtivas do Oeste

Durante a primeira reunião ordinária do Fundeagro realizada esta semana em Salvador, o secretário Eduardo Salles afirmou que o estudo a ser desenvolvido pela FGV deverá mapear a região.
Durante a primeira reunião ordinária do Fundeagro realizada esta semana em Salvador, o secretário Eduardo Salles afirmou que o estudo a ser desenvolvido pela FGV deverá mapear a região.

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, (Seagri), através da Fundação Getúlio Vargas, (FGV), vai desenvolver estudos para fomentar a industrialização das cadeias produtivas do milho, soja e algodão na região Oeste do Estado. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Bahia; Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, (Aiba); Associação Baiana dos Produtores de Algodão, (Abapa), e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão, (Fundeagro). “A região Oeste é o grande produtor de milho, soja e algodão do Estado, mas não temos indústrias de transformação instaladas na região para agregar valores a estes produtos”, disse o secretário Eduardo Salles.

Durante a primeira reunião ordinária do Fundeagro realizada esta semana em Salvador, o secretário Eduardo Salles afirmou que o estudo a ser desenvolvido pela FGV deverá mapear a região, analisar o que cada cadeia paga de tributação para tornar o negócio mais atrativo, listar que produtos podem ser derivados da soja, do milho e do algodão, detalhar o que existe e o que é preciso em termos de infra-estrutura, logística, armazenagem e comercialização, e mensurar os impactos sociais, ambientais e econômicos.

O secretário Eduardo Salles lembrou que empresários chineses, espanhóis e da Nova Zelândia já demonstraram interesse em investir na Bahia, especialmente na região Oeste. “Com os resultados dos estudos, teremos um diagnóstico para apresentar aos futuros investidores”.

“A verticalização da produção é uma tendência irreversível. A transformação dos produtos primários será feita cada vez mais perto da área de produção”, disse o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, lembrando que hoje é muito elevado o custo para escoar a produção primária.

Para o presidente do Fundeagro, Ezelino Carvalho, a proposta do estudo apresentada pela Seagri é uma ótima iniciativa, que terá grande importância para o desenvolvimento da região Oeste.

A representante da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, Isabel da Cunha, considerou relevante e de importância inquestionável as ações da Seagri voltadas para estimular a verticalização das cadeias produtivas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading