Lençóis, a cidade com melhor infraestrutura turística da Chapada Diamantina, foi escolhida para sediar, mais uma vez, o Seminário de Arqueologia, promovido pela Agência Volta ao Parque Ecoturismo, em parceria com Bahia Arqueológica e Instituto Júlio César Mello de Oliveira.
A quarta edição do Seminário acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2010 e contará com a participação do renomado pesquisador e professor Carlos Etchevarne, vencedor do prêmio Clarival do Prado Valladares, em 2006, um incentivo da Odebrecht. Seu projeto foi escolhido entre cerca de 100 inscritos por pesquisadores de todo Brasil e resultou na publicação do Escrito na Pedra, livro com elevada qualidade que se revelou capaz de reverter o quadro de relativo desconhecimento sobre as pinturas rupestres dos sítios arqueológicos baianos.
Professor Carlos e equipe também foram os responsáveis pela comprovação da veracidade dos desenhos do Complexo Arqueológico Serras das Paridas, descobertos por catadores de mangaba após incêndio florestal na Chapada Diamantina, em 2005. Na ocasião, os trabalhadores se referiam aos imensos blocos de pedra com pinturas como “Pedra Escrevida”.
“Após o veredicto, o proprietário das terras me convidou para criar uma empresa de turismo que levasse ao conhecimento dos moradores e aos visitantes da Chapada Diamantina informações sobre os nossos antepassados. Eu aceitei e hoje desenvolvemos iniciativas para preservação e conservação do acervo arqueológico do Complexo Serras das Paridas, por nós administrado, e identificação de outros sítios arqueológicos pela Chapada Diamantina e pelo Brasil”, explica Renato Hayne.
O evento espera a participação de cerca de 100 pessoas, sendo a maioria condutores de visitantes da Chapada Diamantina e pessoas envolvidas com a atividade turística na região.
“Achamos importante contribuir com a capacitação dos condutores de visitantes e orientar as pessoas da comunidade a identificarem os sítios arqueológicos por onde passarem. Aos poucos todos se conscientizarão e protegerão o seu próprio patrimônio cultural”, destaca Roberta Ferraz, especialista em Ecoturismo e colaboradora da iniciativa.
A descoberta pré-histórica baiana foi a primeira no Brasil – e a segunda no mundo – a passar pelo processo de datação por Paleomagnetismo, através do qual está tendo seus pigmentos minerais e o campo magnético das rochas avaliados.
“Espero que o Complexo sirva como exemplo para estimular outras iniciativas públicas e privadas para proteção da memória de nossos antepassados”, acrescenta Idenor Borges, sócio da Agência Volta ao Parque e proprietário do Complexo Arqueológico.
Programação do IV Seminário de Arqueologia da Chapada Diamantina:
Dias 27 e 28/Maio – De 8h30min às 12h e de 14 às 18h: Exposição e discussão de temas relacionados à Arqueologia, na Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis/Bahia/Chapada Diamantina.
Dia 29/Maio – De 8h30min às 12h: Aula prática no Complexo Arqueológico Serras das Paridas, localizado a 36km do centro de Lençóis, às margens da Estrada do Café, que liga a cidade ao município de Bonito/Bahia.
O encerramento acontecerá na Pousada do Parque, a partir das 13h, quando será oferecido um almoço para confraternização dos participantes, organização e colaboradores.
Para maiores informações e inscrição contate a Agência Volta ao Parque, aberta diariamente de 8 às 12h e de 18 às 22h, pelo telefone (75) 3334.1410 ou através do e-mail contato@voltaaoparque.com.br. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.
Texto escrito por Roberta Ferraz.
Imagens: Arquivo da Volta ao Parque e do fotógrafo Rui Rezende
SAIBA MAIS:
Desde 2005 são descobertos no Complexo Arqueológico Serras das Paridas milhares de grafismos antropomórficos (figuras humanas), elementos zoomórficos (de animais) e geométricos desenhados em imponentes afloramentos areníticos (grandes blocos, pedras) que resistiram ao tempo e à ação direta das chuvas, ventos e insolação.
Hoje, as pinturas estão estabelecidas em 4 áreas com fortes ligações entre si, denominadas Serra das Paridas I, II, III e IV, integrantes do Complexo. Em todas as áreas existem testemunhos de representações gráficas em variadas situações e de períodos diferentes. Impressionam a imagem que lembra um extraterrestre, um disco voador e mulheres em posição de parto, de cócoras, motivo do nome Serras das Paridas.
O Complexo Arqueológico está aberto à visitação. A única exigência é que você esteja integrado a um dos grupos de passeio da Agência Volta ao Parque ou acompanhado por um guia que tenha participado do Seminário de Arqueologia pela empresa organizado, em seu veículo particular.
“A preocupação do Complexo é que as informações transmitidas sejam corretas e a visita controlada. O conhecimento e a conscientização dos visitantes é o nosso principal objetivo”, esclarece Idenor Borges.
O Complexo Arqueológico Serras das Paridas integra um roteiro turístico na Chapada Diamantina, conhecido como Paridas e Mosquitos, através do qual o visitante também conhece Os Impossíveis, Fazenda auto-sustentável, com fonte de água mineral, energia elétrica gerada por roda d’água, agricultura orgânica e pomar com frutas tropicais, e a Cachoeira dos Mosquitos, cujo nome se refere aos pequenos diamantes encontrados na região.
Em um único dia de passeio a logística da Agência conseguiu reunir a contemplação de belezas naturais, uma espetacular vivência gastronômica na Fazenda e o grande diferencial: a visitação das mais de 1000 curiosas e inusitadas pinturas rupestres.
Outras empresas oferecem o roteiro de maneira parcial, não levando os visitantes ao Complexo Arqueológico Serras das Paridas. Portanto, ao fazer a sua reserva, apresente o seu interesse em conhecer também o Complexo, que fica a somente 2 km da estrada principal do roteiro.
Texto escrito por Roberta Ferraz, utilizando como fonte principal o livro “Escrito na Pedra”, do Professor Carlos Etchevarne.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




