De acordo com matéria que circula na grande mídia baiana, o Senador César Borges (PR) protesta contra a possibilidade de todas as licenças ambientais concedidas pela prefeitura de Salvador desde 2005 serem suspensas. Segundo avalia ele, os Ministérios Públicos da União e da Bahia “causam insegurança jurídica para a cidade e ameaçam cerca de 20 mil empregos gerados na indústria da construção civil”. O parlamentar classifica a determinação para fechar 33 empreendimentos já construídos, até que as licenças sejam reavaliadas, como uma “afronta” aos governos estadual e municipal, autores dos licenciamentos.
Por meio da ação 18314-71.2010.4.01.3300, em tramitação na 4ª Vara Federal, MPF, MPE e Ibama questionam a legalidade de licenças concedidas pela prefeitura. A ação foi ingressada no último dia 3 e desde o dia 10 está para decisão do juiz Luiz Salomão Viana. O Instituto do Meio Ambiente, órgão da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, também foi arrolado como réu.
O senador vai apresentar Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para resolver o conflito. “É preciso que fique bem clara a distribuição de competência entre os entes da federação com relação ao meio ambiente”. Borges atribui a crise neste setor em função dos procuradores que estão exercendo pressão junto aos bancos, entre eles BNDES, Banco do Brasil e Caixa, para cancelarem contratos de financiamento de obras, incluindo os que já foram concedidos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




