Angola e Bahia reforçam cooperação no ensino técnico-profissional

As experiências da educação profissional na Bahia foram apresentadas pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, nesta segunda-feira (23/08/2010), na abertura do “Programa Internacional de Actualização em Gestão Educacional Angola-Brasil”, que acontece até a próxima segunda-feira (30), no Bahia Othon Palace Hotel, reunindo educadores e dirigentes dos Institutos Médios Politécnicos e Agrários de Angola.

Promovido pela OK Technology, com apoio do governo angolano, o programa visa capacitar os gestores angolanos nas diferentes práticas e ferramentas contemporâneas de gestão educacional, visando a melhor organização e desenvolvimento das instituições.

“O desafio do país africano, a exemplo do Brasil, é a formação cidadã dos jovens e também a sua preparação para o mundo do trabalho”, disse Barreto, ressaltando que “a troca de conhecimentos na área educacional é fundamental para os dois países, que estão passando por um processo de aceleração do desenvolvimento econômico social”.

O intercâmbio com a Bahia é importante para Angola, afirmou o presidente da Ok Tecnology, o baiano Raimundo Lima, explicando que “o objetivo do governo de Angola, que vem implantando novos institutos no país, é solucionar o problema da falta de mão de obra qualificada para diminuir o desemprego e incrementar o desenvolvimento do país, por meio de técnicos devidamente qualificados”. No total, são 34 novos Institutos Politécnicos, Agrários e de Gestão distribuídos em todo o país.

Segundo o secretário da Educação “é preciso formar cidadãos com competências para o mundo do trabalho, para que não sejam frustradas as expectativas de empregabilidade, mas também com autonomia para continuar estudando e se desenvolvendo”. Ele salientou também a importância da formação dos professores e gestores dos Centros de Educação Profissional que, na Bahia, somam 27 Centros Territoriais e 11 Centros Estaduais, além de 102 unidades que ofertam educação profissional na rede estadual, atendendo aos 26 Territórios de Identidade do estado.

De acordo Raimundo Lima, a cooperação entre Brasil e Angola na área educacional já se desenvolve com êxito há três anos. “Atualmente, cerca de 150 brasileiros atuam como consultores de gestão educacional e professores de áreas técnicas nesses Institutos Angolanos, espalhados por todas as 18 Províncias (Estados) de Angola, de Cabinda ao Cunene”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading