É a primeira vez que o estado receberá fundos destinados exclusivamente ao projeto Pró-Gestão; parte do dinheiro servirá para construir mais UPAs.
O Banco Mundial anunciou, nesta quinta-feira, uma linha de crédito de US$ 18 milhões, o equivalente a mais de R$ 30 milhões para o estado do Rio de Janeiro.
O dinheiro será usado para melhorias no projeto Pró-Gestão, que prevê uma administração mais eficiente do setor público.
Prestação de Contas
Numa nota divulgada em Washington, sede do Banco Mundial, o órgão informou ser a primeira vez que destina um empréstimo para ser usado exclusivamente no projeto.
Saúde e educação são dois setores contemplados pelo Pró-Gestão que promove ainda transparência e prestação de contas por parte do governo.
De acordo com o Banco Mundial, o projeto é coordenado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gerenciamento.
Cursos de Extensão
O diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop, disse que o Pró-Gestão ajudará o governo a melhorar a qualidade dos gastos públicos além de fornecer serviços mais eficazes especialmente na educação e na saúde.
Entre os objetivos da iniciativa estão um reforço da capacidade de gerenciamento da educação para avaliar o impacto dos projetos estratégicos e estabelecer metas escolares.
UPAs
Outro ponto do programa é o investimento em pessoal através de treinamento em serviço e de cursos de extensão para cerca de 5 mil professores.
Na saúde, o empréstimo do Banco Mundial ao estado do Rio de Janeiro pretende ajudar a construir um sistema de novas Unidades de Pronto Atendimento, as chamadas UPAs, além de implementar um novo sistema de informação para o gerenciamento de fornecimento de suprimentos médicos para essas instalações de saúde.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




